12 anos sem reajuste: servidora com 39 anos de Estado emociona secretários com forte depoimento

POR SINSP/RN, 18/10/2021

Solange é funcionária do Estado desde os primeiros anos da década de 80, desde então já se passaram 39 anos de muito suor e garra pela secretária de Agricultura, Pecuária e Pesca, IDIARN e SEAP, onde atua nesse momento.

Na última sexta-feira, durante audiência entre o SINSP e a SEAD e Control, a servidora foi convidada pelo sindicato para dar seu exemplo de como os 12 anos sem reajuste tem influenciado na sua vida. O seu depoimento emocionou a secretária de Administração, Virgínia Ferreira, o controlador-geral do Estado, Pedro Lopes, e o coordenador de Gestão de Pessoas, Luís Renato Nogueira.

O SINSP relembrou a cena em conversa com Solange, nesta segunda-feira (18).

“Sexta-feira tivermos uma reunião bem proveitosa com doutor Pedro Lopes, da Control, o SINSP, o coordenador Luís Renato, e Virgínia, da Administração. Quando terminou a reunião eu pedi a palavra para dar um depoimento como servidora pública, dizendo assim: sou servidora pública, tenho 73 anos de idade, 39 anos de serviço público, não tenho uma falta na minha ficha funcional, apenas três licenças médicas, pois fiz uma cirurgia, sou bacharel em administração, com especialização em gestão pública na UERN, de qualidade e gestão de vida na UFRN, dou consultoria voluntária no IDIARN, trabalho na SEAP, fui convidada pelo secretário anterior para vir trabalhar aqui, sou da secretaria de Agricultura, da Pecuária e da Pesca, fui chefe do setor de pessoal lá, também do IDIARN e daqui gerente de recursos humanos. Eu não sou contra nenhum servidor público ter reajuste, sou contra de jeito nenhum, mas acho que todos devem ter. A maioria das secretarias da Lei 432 não têm arrecadação própria, mas não é por isso que nós não temos barriga… Nós também comemos.

O salário da servidora despencou nos últimos anos, consumido pela falta de reposição e pela inflação. A servidora hoje vive com bem menos que temos atrás.

“12 anos sem aumento, isso vem andando a passo de tartaruga. Eu já ganhei até nove salários mínimos, hoje ganho nem três salários. Tenho minhas despesas com remédios, alimentação, gás, está tudo caro. Vale salientar que os aposentados também têm direito a esse reajuste porque já deu seu sangue.

Nas quase quatro décadas como servidora pública, Solage se esforçou bastante e luta para que parte da sociedade tire uma falácia da mente.

“Amo meu trabalho. Temos que quebrar com esse paradigma que funcionário público não trabalha. Funcionário público trabalha sim, tem muitos capacitados com mestrado, doutorado…”

Por fim a servidora fez um apelo a SEAD e ao governo:

“Eu peço a secretária de Administração e a sua composição que olhe com carinho o sacrifício que o sindicato SINSP está fazendo, lutando por nós todos. Espero que tenha um bom resultado dia 28, dia do servidor público. Creio que nossa governadora vai atender o pleito”.

Saiba mais:

Secretário de Educação confirma ao SINSP que ouviu de governadora Fátima Bezerra que anúncio do reajuste será dia 28

Governo promete ao SINSP que anunciará reajuste de servidores no dia 28 de outubro

SINSP negocia com o governo reajuste para 55 mil servidores nesta sexta-feira

Leia o informativo do SINSP da Campanha Salarial 2021

Vídeo mais recente:

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca