” QUASE JÁ SE PODE AFIRMAR” QUE O BRASIL É HOJE UM OUTRO PAÍS
republico matéria do Blog do Zé, 13/05/2010

Pelos números de que o ministro dispõe e expôs na palestra, a classe C já representa mais de 50% da população brasileira. “Quando nós começamos o governo, o mínimo mal comprava uma cesta básica. Hoje, compra quase duas. Duplicou o poder de compra do mínimo, fundamental para diminuir a pobreza e ampliar o mercado consumidor”, disse o ministro.
Mantega afirmou que a nossa economia já voltou aos níveis pré-crise e dados que lhe tem sido repassados indicam que o país criará esse ano, de novo, mais 2 milhões de empregos. Lembrou que diante da crise no ano passado, os outros países tiveram o consumo retraído, enquanto o Brasil viveu um período de forte atuação dos consumidores.
E isso só foi possível porque criamos no país segmentos com capacidade de compra, salário e renda maiores. O consumo, previu Mantega, crescerá à média de 8% e 8,5% este ano, importante porque é com base nele que os empresários fazem os investimentos. E aumentam o emprego, a renda e o próprio mercado consumidor criando-se um ciclo virtuoso para a economia.
Foto: Marcello Casal Jr/ABr
