Aberta a 39ª Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação

Da Redação

211012pq1A noite desse domingo, 21, marcou a abertura da 39ª Reunião do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação (FNCE), que acontece até a próxima quarta-feira, 24, no Castelmar Hotel, em Florianópolis. Com o tema “Educação e Diversidade na Formação dos Profissionais da Educação”, os conselheiros e autoridades de Educação de todo o país, discutirão os desafios futuros para a melhoria da educação.

Na solenidade de abertura, estiveram presentes, o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, representando o Governador do Estado Raimundo Colombo, o secretário de Estado da Educação (SED), Eduardo Deschamps, autoridades políticas e educacionais. Abrindo a solenidade, a Presidente do FNCE, Francisca Batista da Silva, apontou a importância dos assuntos que serão debatidos durante o encontro. “Precisamos não só debater, mas apresentar propostas para a melhoria da educação. E é isso que estamos fazendo. Realizando ações em conjunto com o Conselho Nacional, Estadual e Municipal voltadas para uma educação de sucesso”, destacou.

Parceiros e ex-presidentes do FNCE foram homenageados pela grande contribuição e dedicação que prestaram à educação brasileira e ao Fórum, entre eles estão: a ex-presidente do Conselho Nacional de Educação, Clélia Brandão Alvarenga; o presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), Paulo Eduardo dos Santos; o ex-presidente do FNCE, Geraldo Grossi Júnior e os educadores Francisco Aparecido Cordão e Antônio Carlos Caruso Ronca.

211012pq2O presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE) de Santa Catarina, Maurício Fernandes Pereira começou seu discurso citando Henry Ford, para afirmar a importância de se reunir responsáveis pela educação de todo o país. “Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso e trabalhar juntos é um sucesso”. Maurício ainda destacou que a educação ainda apresenta grandes desafios, mas que o trabalho em conjunto deixará para as próximas gerações uma educação de qualidade.

Para o vice-governador, Eduardo Pinho Moreira, o Estado de Santa Catarina é privilegiado por apresentar bons indicadores, mas que precisa avançar mais. “Podemos e devemos fazer mais pela educação. E que esse encontro sirva para serem tomadas decisões que reflitam posteriormente na educação para que ela continue progredindo”, afirmou.

211012pq3Em seu discurso, Eduardo Deschamps, falou da parceria e do trabalho que o CEE e a SED realizam em conjunto. “Estamos realizando ações para que a educação dê um salto. Precisamos ouvir as escolas e dar autonomia, e acima de tudo propor ideias inovadoras para um futuro melhor no âmbito escolar”, destacou.

O presidente do Sistema Federação das Indústrias (FIESC), Glauco José Côrte, apresentou aos conselheiros o movimento “A Indústria pela Educação”. O objetivo é superar limitações de escolaridade e aumentar a qualificação profissional dos trabalhadores da indústria. “A melhoria da competitividade da indústria catarinense não será alcançada sem profissionais capacitados. Assim como o aumento da capacidade produtiva depende de profissionais qualificados. Por meio da educação podemos transformar o Brasil”, defende.

Para melhorar a educação, o Sistema FIESC pretende ampliar a oferta de serviços nas áreas de educação básica, continuada, profissional, executiva e em programas de estágio. “Em três anos, queremos chegar a 795 mil matrículas para formação de jovens e adultos trabalhadores da indústria. Além de contar com as indústrias do Estado para estimularem ações de educação nas suas unidades”, explica Côrte.

Nesta segunda-feira, 22, as palestras e os debates têm início às 8h30, com o tema “Formas de Regime de Colaboração para a Melhoria da Formação Docente da Educação Básica”, que contará com a participação de seis palestrantes. Em seguida será aberta para debates e encaminhamentos. No período da tarde, com o tema “Educação para Diversidade”, será ministrada às 14h a palestra “Formação de Professores para a Diversidade- Educação do Campo” e às 14h45 com a palestra “Educação das Minorias Sociais”.

As atividades do primeiro dia do Fórum se encerram com a 20ª edição de outorga do Prêmio Educador Elpídio Barbosa, que acontece às 19h no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), na qual serão agraciadas 11 instituições que se destacaram no desenvolvimento do ensino no âmbito estadual.

Serviço:

O que: 39ª Reunião Plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação

Quando: 21 a 24 de outubro

Onde: Castelmar Hotel- Rua: Felipe Schmidt, 1260 – Centro Florianópolis

A reunião é sediada pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina e está sendo transmitida ao vivo pela web no endereço: http://200.19.195.3:8080/tvsc

Por Melissa Nebias/Edinéia Rauta

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca