Anuário reúne indicadores e informações sobre a Educação Básica brasileira

Republico matéria do Portal Do Todos Pela Educação

Anuário reúne indicadores e informações sobre a Educação Básica brasileira

Rafael Ohana/TPE

Foi lançado hoje (09/05), em Brasília, o Anuário Brasileiro da Educação Básica, uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação e da Editora Moderna que reúne os resultados mais atualizados dos indicadores educacionais de todo o País. O lançamento da publicação, que aconteceu na Plenária 10 da Câmara dos Deputados, contou com a participação do secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Cesar Callegari, representando ministro Aloizio Mercadante; o senador Cristovam Buarque (PDT) e vários deputados – entre eles, Newton Lima (PT), Dorinha Rezende (DEM) e Costa Ferreira (PSC).

“Estes dados mostram a essência da Educação brasileira por todos os níveis e etapas e também o trabalho permanente do movimento Todos Pela Educação, no sentido de se colocar como um observatório não dele próprio, mas permitir que todos observem as questões educacionais que afligem o Brasil e que desafiam a todos nós”, afirmou Callegari durante o lançamento. “É um serviço muito relevante ao nosso país, abastecendo meios de comunicação, operadores de Direito, gestores da Educação, aqueles que militam nos movimentos sociais em geral e, mais particularmente, aqueles que têm como foco a luta de Educação de qualidade para todos. O fornecimento sistemático de informações de boa qualidade é algo que nos permite aderir à essência dos desafios da Educação no Brasil. A consciência precede a ação.”

O Anuário foi pensado e produzido para ser uma ferramenta útil para todos que querem entender melhor a situação da Educação brasileira e, assim, contribuir para os debates sobre a melhoria da qualidade do ensino.

A publicação traz os dados oficiais mais recentes disponíveis – de diferentes fontes e organizados de forma clara; informações sobre as políticas mais atuais e funcionamento das principais estruturas governamentais de Educação; análises de especialistas sobre importantes temas, produzidos especialmente para esta publicação; e um glossário de termos técnicos. Ainda há informações por estado e também textos sobre a legislação, estrutura e financiamento da Educação no País.

O foco deste Anuário é o aluno, preocupação primordial da atuação da Editora Moderna e o princípio norteador das 5 Metas do Todos Pela Educação.

“O lançamento vem num momento oportuno, em que a Comissão Especial da Câmara dos Deputados está debruçada sobre o Plano Nacional de Educação (PNE). O debate está na reta final”, lembrou Priscila Cruz, diretora executiva do Todos Pela Educação. “Assim, além de mostrar um diagnóstico, a função do Anuário é facilitar a discussão e estimular políticas propositivas.”

Luciano Monteiro, diretor de relações institucionais da Editora Moderna, destaca que o principal objetivo da publicação é contribuir para a melhoria do sistema educacional público brasileiro. “O Anuário vai ajudar na construção de soluções para a Educação brasileira, mostrando a trajetória a ser percorrida”, afirmou.

Para o deputado Newton Lima, o Anuário subsidiará as discussões da comissão especial, da comissão permanente da Câmara e da Lei de Responsabilidade Educacional (LRE). “Estes são instrumentos poderosos para que possamos fazer a transformação que todos nós queremos para a Educação brasileira”, disse.

Já o deputado Costa Ferreira destacou que a publicação pode servir como manual para que as secretarias dos estados possam fazer seus diagnósticos. “Este empenho representa o interesse do MEC e daqueles que fazem a Educação no dia a dia de nosso País e brinda a nação brasileira com um documento muito bem elaborado e que merece aplauso de todos nós”, completou.

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca