Encontro nacional

DOMÉSTICAS REALZIAM 1º ENCONTRO NACIONAL
Republico matéria do site da CUT, 26/04/2010 (link ao lado)
Escrito por Contracs/CUT
Evento acontece em Brasília, de 26 a 28 de abril, com apoio da CUT e CONTRACS

Foto: Agência Planalto

Cerca de 30 trabalhadoras domésticas ligadas à Central Única dos Trabalhadores (CUT) e à Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços (Contracs/CUT) se reúnem de 26 a 28 de abril no 1º Encontro Nacional das Trabalhadoras Domésticas da CUT, em Brasília.

O evento acontece em uma data especial. Em 27 de abril é comemorado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica.

De acordo com a diretora da Contracs, Maria Regina Teodoro, este 1º seminário nacional vem confirmar o compromisso das entidades com a categoria. “O seminário demonstra que a CUT e a Contracs têm preocupação com a categoria, que é visivelmente discriminada e invisível para a sociedade.”

Para Maria Regina, o seminário também é a oportunidade de reunir 16 sindicatos de 10 estados para conhecer a realidade de cada um e assim fortalecer a organização e a luta das trabalhadoras domésticas, que é tão difícil.

Regina Maria Semião, conselheira de Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas (Fenatrad), também espera pelo fortalecimento da categoria com este evento. “Dependemos deste seminário para alcançar a nossa meta e nossos objetivos de ter mais sindicatos da categoria regulamentados no Brasil, pois isso fortalece a nossa luta.” Regina Maria ressaltou que, neste sentido, estar inseridas em entidades como a CUT e a Contracs também é muito importante.

Entre os temas tratados no encontro estão assuntos de grande relevância para a categoria como elevação da escolaridade e qualificação profissional, estrutura sindical e legalização dos sindicatos, organização, igualdade de gênero, relações de trabalho, direitos trabalhistas e a Convenção Internacional sobre o Trabalho Doméstico da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca