Escolas estaduais de Natal serão as primeiras a implementar o SIGEduc

Da Redação

As 10 maiores escolas estaduais de Natal serão as primeiras a testar o Sistema Integrado de Gestão da Educação (SIGEduc), que vai permitir aos usuários envolvidos um direcionamento mais organizado das ações do espaço em que estão envolvidos. O SIGEduc foi construído nos mesmos moldes do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que é referência para as universidades do país.

Em reunião na Secretaria de Estado da Educação, as escolas tiveram um primeiro contato com o novo sistema de customização da educação, que começa a funcionar no mês de julho. Para isso, diretores e professores dos colégios receberão treinamento especifico voltado para o funcionamento das ferramentas disponíveis.

O novo sistema de gestão da educação contemplará os ensinos fundamental e médio nas modalidades Normal, Inovador e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nessas especificações, os alunos interessados em ingressar no ensino público estadual das 10 escolas poderão realizar a matrícula online e verificar o deferimento da mesma, além de saber quais as unidades disponíveis e seus endereços. As escolas, por sua vez, irão disponibilizar o calendário escolar e o quadro de professores pertencente às unidades.

Assim como no SIGAA, o SIGEduc vai permitir fóruns de discussão, possibilidade de baixar material inserido pelo professor e verificar notas e faltas. O projeto de implementação do sistema é de responsabilidade da SEEC. A UFRN cedeu as licenças e o estado contratou a adaptação. A implementação total com início de uso do sistema está previsto para o mês de outubro, de acordo com os períodos das matrículas.

Após inserido em Natal, a idéia da SEEC é disponibilizar o SIGAEduc para todos os municípios do Rio Grande do Norte. Entre as escolas selecionadas para o projeto piloto de implatanção estão Wilson Churchil, Floriano Cavalcanti, Atheneu, Walfredo Gurgel, Berillo Wanderley e Anísio Teixeira.

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca