Funil cultural

Republico matéria do jornal Diário de Natal, 05/07

O boêmio bairro da Ribeira ganhará mais um espaço dedicado ao samba e outras manifestações artísticas

Um novo espaço cultural será inaugurado durante o Circuito Cultural Ribeira. A Rua Doutor Barata pode figurar como mais um point para o samba de qualidade em Natal. Tarde de sábado, rua fechada, samba na rua e uma área disponível para exposições, saraus e performances. Esta será a proposta do Funil da Cultura, o novo espaço do músico e produtor Camilo Lemos, ex-diretor do Buraco da Catita. O nome tem fundamento: a área localizada na histórica rua do bairro da Ribeira é o térreo de um prédio de aproximadamente três metros de largura e extenso corredor, que vai se afunilando até outra área mais aberta ao fundo. A inauguração está prevista para agosto.

Artistas plásticos do calibre de Flávio Freitas, Marcellus Bob e Clarissa Torres foram convidados a pintar o espaço. E uma associação composta por agentes culturais e profissionais liberais darão início às atividades. O Funil da Cultura nascerá nos mesmos moldes do Buraco da Catita: sem infraestrutura completa, com música de qualidade e serviços terceirizados. A ideia de Camilo é reformar com a receita advinda da venda de cervejas, tiragostos e, possivelmente, aluguel das mesas. “Estudamos a possibilidade de vender a mesa com quatro cadeiras por 20 reais durante o samba. Ou de repente passar o chapéu para contribuição. São alternativas”, disse.

Sem freezer e equipamentos necessários à licença para funcionar um bar, Camilo pretende colocar a bebida em isopor com gelo. A gastronomia ficará sob responsabilidade da chef profissional Gabriela Sales. Será variada e toda voltada à culinária nacional. Gradis serão colocados na rua para evitar presença de ambulantes. “O baixo fluxo de veículos aos sábado facilita e tem o desvio para a Rua Duque de Caxias. Quanto a isso não vai ter problema”.

Experiência

Camilo Lemos traz ao novo projeto quase cinco anos de experiência no Buraco da Catita. “Sei dos erros cometidos no início e posso usar ao meu favor nesta nova empreitada”. Para ajudar o músico estão o produtor Chico Alves, para colaborar na inscrição do projeto em leis e editais culturais; os assessores jurídicos George Silveira e Vandréa Alves; o administrador financeiro André Gustavo; e o assessor de imprensa Rafael Duarte.

O grupo de samba também está sendo montado. Músicos de diversas bandas etão sendo convidados. Só a nata do samba natalense, oriunda dos grupos de samba mais respeitados da cidade. A cantora Buluca, o compositor Zorro, o cavaquinista Xumbinho, o cantor Acaci e outros deverão ser os integrantes do grupo que se chamará Samba do Carmo, em homenagem ao prédio que abrigará o Funil da Cultura: o Edifício Nossa Senhora do Carmo.

Sérgio Vilar, sergiovilar.rn@dabr.com.br

Vídeo mais recente:

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca