Governo do RN rejeita ‘lockdown’ mesmo com pior índice de isolamento social do Nordeste

POR SINSP/RN, 19/05/2020

É lamentável a postura adotada pelo Governo do Estado diante da solicitação de ‘lockdown’ feita pelo Sindsaúde-RN, mesmo ciente de que o Rio Grande do Norte tem o pior índice de isolamento social entre os estados do Nordeste. Não bastasse a fila que já se forma em busca de leitos na rede públicada de saúde, em razão das vagas insuficientes para atender a população contaminada pelo novo coronavírus. 

Além disso, o executivo estadual deveria estar fazendo uso do Centro de Convenções para implantar um hospital de campanha, uma vez que estruturas temporárias como as desses hospitais são consideradas fundamentais pela própria Organização Mundial de Saúde em meio a uma crise sanitária, portanto, recomendadas. Poderia, inclusive, ter ocupado o restante do espaço que não foi usado pelo município dentro do hotel onde tem funcionado o hospital de campanha municipal, unindo forças e concentrando mais leitos.O que falta?

Também reiteramos (até que se dê a devida atenção!) a necessidade de destinar mais recursos para a manutenção adequada dos hospitais públicos estaduais, a maioria superlotados, além da compra de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) que constantemente faltam nos espaços de saúde. São vários os profissionais de saúde, estando na linha de frente, que relatam o recebimento de máscaras inadequadas. 

Entenda o que é ‘Lockdown’

Em português, ‘lockdown’ significa bloqueio total ou confinamento. O termo é usado durante a pandemia para determinar uma obrigação do distanciamento social. Ou seja, com o lockdown decretado, todas as pessoas devem ficar em casa, saindo apenas para cumprir questões essenciais.

Coronavírus no RN

Segundo os dados da Secretaria de Saúde estadual, 3004 pessoas foram infectadas e 136 pessoas já morreram no estado.

Se puder, fique em casa! Se precisar sair use a máscara!

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca