II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal

Da Redação

Acontecerá em Natal nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2011, o II II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa de Natal.

O encontro decorrerá nestes três dias iniciando-se no dia 23 pelas 14 horas até às 19 h. e nos dois restantes dias das 15 às 19 horas.

Cada participante receberá certificado de participação com carga horária (a definir).

As inscrições serão feitas através do e-mail: bibliotecapublica.natal@yahoo.com.br (ficha de inscrição anexa) ou na Biblioteca Pública Municipal Esmeraldo Siqueira, localizada na Fundação Cultural Capitania das Artes; Av. Câmara Cascudo, n. 434, Cidade Alta. Do dia 11/11 ao dia 22/11 das 09h as 15h.
Os escritores, estudantes e demais interessados em participar do encontro podem acessar o hotsite, clicar em inscrições e preencher o formulário. Outro modo de se inscrever é na Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, que funciona na Fundação Cultural Capitania das Artes, situada à Avenida Câmara Cascudo. As inscrições são gratuitas e prosseguirão até a véspera da abertura do II EELP, portanto até o dia 22 de novembro.

Programação

Multifacetado, o II EELP traz a debate no dia 23 o tema “Poesia escrita para a música”, que permitirá a reflexão sobre temas como a poesia utilizada nas letras do Samba e do Fado, e as tendências da poesia dos diferentes universos musicais que compõem a lusofonia. O conferencista deste tema será o rapper carioca Gabriel o Pensador.

“O estado e a evolução da língua portuguesa” será o tema a ser discutido no dia 24, no qual poderão ter lugar intervenções sobre as diferentes perspectivas de utilização da língua no mundo lusófono, bem como a reflexão sobre as estratégias de afirmação da nossa língua comum, como forma de valorização do patrimônio literário, cultural e da lusofonia. Expõe o tema o professor catedrático Carlos Reis, diretor do Instituto de Língua e Literatura Portuguesas da Faculdade de Letras de Coimbra.

Fechando o II Encontro de Escritores de Língua Portuguesa em Natal, no dia 25 teremos o tema “Literatura de viagens”, o qual abordará reflexões sobre crônicas e descrições de viagens de ontem e de hoje, por meio dos livros.

A viagem entendida nas mais diversas formas, como itinerário turístico, literário e interior, que propicia o encontro do Outro e contribui para um melhor conhecimento da nossa identidade, da relatividade dos quadros mentais e culturais, logo de um melhor conhecimento do mundo. O escritor angolano Manuel Rui, ex-reitor da Universidade de Luanda e Ministro do Governo de Angola, será o conferencista.

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca