Inscrições em cursos de licenciatura do Parfor seguem até 13 de março

Podem participar docentes cadastrados no Educacenso de 2013 ou 2014. Pré-inscrição deve ser efetuada via Plataforma Freire

Interessados em participar de cursos de licenciatura ofertados no âmbito do Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (Parfor) podem realizar a pré-inscrição até 13 de março.

A pré-inscrição deve ser feita, exclusivamente por meio eletrônico, na Plataforma Freire Para participar, o docente deve estar cadastrado na base do Educacenso de 2013 ou 2014.

Os cursos de licenciatura ofertados pelo Parfor são inteiramente gratuitos e destinam-se aos docentes em exercício na rede pública de educação básica.

Confira os cursos ofertados:

Licenciatura

Para docentes ou tradutor intérprete de Libras em exercício na rede pública de educação básica que não tenham formação superior ou que mesmo tendo essa formação se disponham a realizar curso de licenciatura na etapa/disciplina em que atua em sala de aula.

Segunda licenciatura

Para docentes que estejam em exercício há pelo menos três anos na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial, ou para profissionais que atuam como tradutor intérprete de Libras.

Formação pedagógica

Para docentes graduados não licenciados que se encontram no exercício da docência ou que atuem como tradutor intérprete de Libras na rede pública da educação básica.

Está sendo disponibilizado um total de 47.365 vagas, sendo 26.630 em Cursos de Licenciatura, 17.015 em Cursos de Segunda Licenciatura e 1.720 em Cursos de Formação Pedagógica.

Para participar do processo seletivo dos cursos do Parfor, a pré-inscrição realizada pelos docentes deverá ser avaliada pela secretaria de educação estadual ou municipal à qual o pré-inscrito estiver vinculado. Nessa avaliação, a secretaria de educação informa, na Plataforma Freire, se valida ou não a participação do docente. O período de validação pelas secretarias de educação é de 16/03/2015 a 24/04/2015.

É importante ressaltar que a pré-inscrição e a validação não garantem a matrícula do professor. A realização da matrícula depende de aprovação em processo seletivo definido pela IES e do atendimento aos requisitos do programa e das regras para a formação das turmas.

Para saber mais sobre o Parfor, recomendamos ler atentamente o  manual disponível no site da Capes. Em caso de dúvidas, ligar para 0800 616161, opção 7, ou envie mensagem pelo Fale Conosco.

Fonte: Fundação Capes

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca