Inscrições já estão abertas

MEC CONVOCA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA PARTICIPAR DA COMPETIÇÃO
Republico matéria do Jornal de Brasília, 11/05/2010

Professores da educação básica estão convidados a participar da segunda Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Esse é o pedido que a Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, que divulgou ontem que quase cinco mil municípios já aderiram ao concurso.

Para os interessados em participar do concurso basta acessar a página eletrônica da olimpíada https://ww2.itau.com.br/itausocial/olimpiadas2010/web/site/in -dex.htm. Lá secretários de educação, diretores de escolas e professores encontram o regulamento, objetivos, ficha de inscrição, prazos, prêmios. Os candidatos podem, ainda, solicitar informações pelo telefone gratuito 0800 771 9310, e no Cenpec.

“A adesão das redes municipais de educação é alta, mas o número de professores inscritos ainda é baixo”, diz o coordenador geral de tecnologias da educação da SEB, Raymundo Ferreira Filho. Até as 12 horas de ontem, aderiram 4.766 municípios, 37.155 escolas e 83.759 professores. A adesão e as inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, dia 14.

“A inscrição dos professores do quinto ao nono ano do ensino fundamental (quarta à oitava série) e das três séries do ensino médio é que define a abrangência da olimpíada”, explica Raymundo. “Como a maioria das prefeituras já aderiu, é preciso que elas mobilizem seus professores para participar”, acrescenta ele.

Dados do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), entidade que coordena o concurso, indicam que a média de inscrições por semana varia de 10 mil a 15 mil, daí a importância de fazer um esforço nesta última semana para duplicar a participação.

Em 2008, a olimpíada teve a adesão de 4.575 municípios e de 130 mil professores. A expectativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, promotores do evento, é de que 98% dos municípios, 200 mil professores e 9 milhões de estudantes participem do concurso.

O tema da olimpíada é O lugar onde vivo. Professores e estudantes vão trabalhar textos de quatro gêneros literários. Alunos do quinto e sexto ano do ensino fundamental (quarta e quinta séries) vão desenvolver a poesia; sétimo e oitavo ano (sexta e oitava séries), textos no gênero memória; nono ano do ensino fundamental e primeira série do ensino médio, crônica; segunda e terceira séries do ensino médio, artigo de opinião.

PRÊMIOS

Etapa Estadual – Prêmios para professores e seus alunos autores dos 500 textos finalistas e selecionados – Professor: medalha e livros; Aluno: medalha e livros.

Etapa Nacional – Prêmios para professores e seus alunos autores dos 20 textos selecionados: Professor: medalha, microcomputador e impressora;

Aluno: medalha, microcomputador e impressora; Escola: 10 microcomputadores, uma impressora e livros para a biblioteca.

Relato de Prática – Os professores autores dos 28 Relatos de Prática selecionados na etapa regional receberão um aparelho de DVD.

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca