LANÇAMENTO DE LIVROS NA CONAE

CNTE LANÇA REVISTA RETRATOS DA ESCOLA – Funcionário de Escola: identidade e Profissionalização

A revista apresenta o dossiê “Funcionários de Escola: Identidade e Profissionalização”, buscando recuperar a história de um importante segmento e de suas lutas em prol da organização, construção da identidade e profissionalização. Apresenta, ainda indicadores e analises sobre a trajetória desses protagonistas da educação, incluindo a avaliação dos resultados de enquiste inédita realizada pela CNTE junto às entidades sindicais estaduais a ela filiada.

Roberto Leão, presidente da CNTE, lembrou o papel importante que esses profissionais desempenharam dentro da escola. “Eles passam mais tempo com os alunos que os próprios professores, têm um papel fundamental na formação dos alunos, principalmente de aconselhamento e na educação para a vida”.

Para Leda Sheilb, do conselho Editorial da Revista Retratos da Escola, “O funcionário de escola é um autor que está presente, e precisa estar presente também nas políticas públicas.


SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O PNE (2011 – 2020) – diálogos e perspectivas

Foi lançado nesta, segunda – feira (29), o livro Sistema Nacional de Educação e o PNE (2011 – 2020). Esse trabalho foi coordenado pela professora Magna França, Coordenadora do Projeto – COIME – RN, em nível da UFRN.

A coletânea representa um importante esforço coletivo de produção acadêmica de vinte e dois professores pesquisadores, disseminada com a comunidade potiguar, por meio de conferências. É uma obra que apresenta discussões atualizadas.

No seu conjunto, os artigos do livro contribuem para uma reflexão critica sobre o Sistema Nacional de Educação e o atual PNE (2001 -2010), bem como tecem sugestões para o Plano Nacional de Educação (2011 – 2020), contemplando temas abordados nas Conferencias Intermunicipais de Educação do Estado do Rio Grande do Norte.

As referidas conferências aconteceram de julho a setembro de 2009, em um trabalho corroborativo entre a UFRN e a comissão da Conferencia Estadual de Educação (COEED/RN) com o apoio financeiro do MEC.

Integraram essas conferências representantes de 167 municípios, no total de 2.725 pessoas, de diferentes segmentos sociais, especialmente, estudantes, professores, gestores, pais entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos de educação e outros.

EDUCAÇÃO E FEDERALISMO NO BRASIL: Combater as desigualdades, garantir a diversidade

Esse foi o livro lançado pela UNESCO, na noite desta terça-feira (29), na CONAE. O livro Educação e Federalismo no Brasil: Combater as desigualdades, garantir a diversidade. Nesse livro a UNESCO trata da questão federativa no Brasil e seus impactos na oferta educacional leva-nos necessariamente a investigar aspectos da governança da educação brasileira de qualidade para todos no país.

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