LANÇAMENTOS NA CONAE

CNTE LANÇA A REVISTA RETRATOS DA ESCOLA:
FUNCIONÁRIO DE ESCOLA: Identidade e Profissionalização
A revista apresenta o dossiê “Funcionário de Escola: identidade e profissionalização”, buscando recuperar a história de um importante segmento e de suas lutas em prol da organização, construção da identidade e profissionalização. Apresenta, ainda indicadores e análises sobre a trajetória desses protagonistas da educação, incluindo a avaliação dos resultados de enquete inédita realizada pela CNTE junto às entidades sindicais estaduais a ela filiada.

Roberto Leão, presidente da CNTE, lembrou o papel importante que esses profissionais desempenham dentro da escola. “Eles passam mais tempo com os alunos que os próprios professores, têm um papel fundamental na formação dos alunos, principalmente de aconselhamento e na educação para a vida”.

Em seguida, os autores dos artigos foram homenageados e falaram da experiência de levar esse tema revelar a realidade desses profissionais, invisíveis para muitos, estão contribuindo para construir uma educação de qualidade. Para Leda Scheib, do conselho editorial da Revista Retratos da Escola, “o funcionário de escola é um ator que está presente, e precisa estar presente também nas políticas públicas”.

Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento da CNTE na Conae. Participaram do lançamento a delegação internacional convidada pela CNTE, composta por representantes do movimento sindical do Uruguai, Nicarágua, Curaçao, Chile, Paraguai e Argentina; Francisco Chagas Fernandes, coordenador da CONAE, diretores da CNTE, estudantes, profissionais da educação, membros de entidades acadêmicas e interessados pelo tema educação.


SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O PNE (2011-2020) – diálogos e perspectivas

Foi lançado nesta, terça-feira (28), o livro Sistema Nacional de Educação e o PNE (2011 – 2020). Esse trabalho foi coordenado pela professora Magna França, Coordenadora do Projeto – COIME-RN, em nível da UFRN.

A coletânea representa um importante esforço coletivo de produção acadêmica de vinte e dois professores pesquisadores, disseminada com a comunidade potiguar, por meio de conferências. É uma obra que apresenta discussões atualizadas.

No seu conjunto, os artigos do livro contribuem para uma reflexão critica sobre o Sistema Nacional de Educação e o atual PNE (2001-2010), bem como tecem sugestões para o Plano Nacional de Educação (2011-2020), contemplando temas abordados nas Conferencias intermunicipais de Educação do Estado do Rio Grande do Norte (COIME).

As referidas conferências aconteceram de julho a setembro de 2009, em um trabalho colaborativo entre a UFRN e a Comissão da Conferencia Estadual de Educação (COEED/RN) com o apoio financeiro do MEC. Integraram essas conferências representantes de 167 municípios, no total de 2.725 pessoas, de diferentes segmentos sociais, especialmente, estudantes, professores, gestores, pais, entidades sindicais, movimentos sociais, conselhos de educação e outros.

EDUCAÇÃO E FEDERALISMO NO BRASIL: Combater as desigualdades, garantir a diversidade
A UNESCO lançou nesta dia 28, na CONAE o livro Educação e Federalismo no Brasil: Combater as desigualdades, garantir a diversidade. Nesse livro a UNESCO trata da questão federativa no Brasil e seus impactos na oferta educacional leva-nos necessariamente a investigar aspectos da governança da educação brasileira de qualidade para todos no país.

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