POR SINSP/RN, 29/10/2021
Para ser mais exato são 1.032 dias desde que a atual gestão assumiu a responsabilidade de reabrir os postos fiscais desativados desde 2012 e até agora nada foi feito pelo secretário Carlos Eduardo Xavier e a governadora Fátima Bezerra.
O RN deveria ter nesse momento vários postos ampliando a arrecadação do Estado, mas nem sequer um foi aberto e nem parece que vai acontecer tão cedo.
Já são praticamente três anos de percas milionárias para o RN, deixando passar a oportunidade de ampliar a arrecadação com a reabertura dos postos fiscais espalhados pelas rodovias potiguares.
O SINSP sempre cobrou a reabertura dos postos fiscais para aumentar a arrecadação do Estado. O RN chegou a ter dezenas de postos de fiscalização e, em 2012, quando foram desativados, eram sete nas principais estradas do estado. Se até hoje o governo não conseguiu construir um, imagina voltar ao número de antes?
Técnicos de tributação acreditam que sete postos fixos seriam suficientes para aumentar significativamente a arrecadação do Estado. É uma boa notícia para os cofres do RN, mas além disso, espera-se que governo siga realizado blitz nas rodovias para inibir a sonegação fiscal.
Um estudo técnico mostrou que a inadimplência atual no RN está na faixa dos 12%, enquanto antes, quando todos postos funcionavam, a sonegação era de apenas 5%. Sem os postos, incluindo os de fronteira, a sonegação cai para algo em torno de 7%, 8%.
SINSP pressiona e governo anuncia assinatura de ordem de serviço para construção de Posto Fiscal em Canguaretama
Em maio, o governo assinou a ordem de serviço para construção de um posto de fiscalização, que até o momento segue sem estar pronto. O anúncio veio depois de muita pressão do SINSP. Desde sua posse, o sindicato cobra da governadora o retorno dos postos e luta para que outros pontos também sejam reconstruídos para aumentar a arrecadação do estado nos próximos anos e diminuir a inadimplência no RN.
Saiba mais:
32 meses de espera: governo ainda não reabriu nenhum posto fiscal no RN
Onde estão os postos fiscais do Estado?
Governo Fátima chega ao 28° mês e ainda não abriu nenhum posto fiscal