Nota: Governador tenta transferir responsabilidade da sua incompetência para terceiros

O governador Robinson Faria se elegeu dizendo que iria entrar para história do Rio Grande do Norte. De fato, ele irá. Mas não como o melhor governador que já tivemos e sim como o governador que transfere a responsabilidade da sua incompetência para terceiros e que tenta culpar os servidores pela falta de capacidade de gestão.

Desde que assumiu, o governador Robinson Faria tem demonstrado total falta de preparo para ocupar o cargo a que se candidatou e, pior que isso, escalou equipe tão incompetente quanto. Basta ver a real piora na segurança pública do Rio Grande do Norte e, em particular, no Sistema Penitenciário do Estado.

É bem verdade que Robinson Faria herdou uma crise no Sistema Penitenciário, mas é bem verdade ainda que essa crise se agravou desde o início da sua gestão, tudo culpa da falta de pulso firme e de conhecimento técnico para lidar com os criminosos que estavam por trás das grades e, agora, controlam as cadeias do Estado.

O governador Robinson Faria tenta se isentar da responsabilidade do caos na segurança e no Sistema Penitenciário, jogando a culpa para aqueles que trabalham diariamente para manter o mínimo de ordem nas ruas e nas cadeias.

Nesta sexta-feira, em entrevista a uma emissora de TV, ele atribuiu fugas a facilitações por parte de agentes penitenciários e policiais militares. Mas será que não foi o Governo que facilitou as fugas ao permitir que os presos quebrassem todas as unidades e não fazer absolutamente nada para retomar o controle dos presídios?

Os presos estão soltos nos pavilhões e os agentes penitenciários não têm efetivo suficiente, não têm armas e equipamentos adequados. O pouco que tem foi comprado com recursos próprios dos agentes, mas são insuficientes para conter os presos. O Estado não fornece o mínimo para evitar fugas.

Então, é muito fácil para o governador tentar culpar os agentes e PMs, ao invés de trabalhar para mudar a realidade crítica que nos encontramos. Recentemente, vale lembrar, o mesmo governador Robinson Faria trocou o comandante da PM e jogou a responsabilidade da insegurança para o que saiu do posto.

Recentemente também, o governador Robinson esteve na Colômbia em busca de soluções para segurança. Soluções essas que ele anunciou em campanha que já tinha, afinal, seria o governador da segurança. Ao que parece, foi pura falácia.

Agora, o governador Robinson Faria, depois de ter fracassado totalmente na gestão do Sistema Penitenciário, quer assinar o atestado de incompetência transferindo para a iniciativa privada a responsabilidade das cadeias, adotando um modelo fracassado em outros estados e até mesmo em outros países.

Portanto, queremos fazer um apelo ao senhor Robinson Faria. Governador, está na hora do senhor assumir de vez a responsabilidade do cargo que ocupa e atuar como um legítimo líder. O Rio Grande do Norte precisa e merece um governo digno e a altura da história do povo desse Estado.

FONTE: Sindasp-RN.

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca