Olimpíada de Matemática para alunos da educação básica encerra inscrições na sexta-feira (21)

Escolas públicas do ensino fundamental e médio podem se inscrever na 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) até 21 de março.

A competição, que tem como objetivo estimular o estudo e revelar talentos na área, é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e Ministério da Educação (MEC).

Para os estudantes que continuam os estudos de Matemática no ensino superior, há ainda a possibilidade de participação no  Programa de Iniciação Científica e Mestrado (PICME), voltado para medalhistas de ouro, prata ou bronze na OBMEP que estejam cursando graduação com bolsas do CNPq e Capes. Cerca de 1020 alunos já finalizaram o programa e a expectativa é de que, em 2014, mais de 300 novos alunos sejam cadastrados.

Etapas da Olimpíada
A OBMEP é dividida em duas fases. Na primeira, todos os alunos inscritos pela escola fazem uma prova objetiva. A aplicação dos testes acontece na própria instituição. Já para a segunda fase, a escola deverá selecionar 5% do total de alunos inscritos. Serão classificados aqueles com maiores notas.

As provas da primeira fase acontecerão dia 27 de maio. Outras informações sobre a competição e os programas para estudantes do ensino superior estão disponíveis no site da OBMEP.

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca