Pasep: abono será liberado apenas em 2022

POR SINSP/RN, 26/08/2021

O abono Pasep que seria liberado a partir de julho de 2021 foi transferido para o ano que vem. O cronograma que seria liberado é referente ao ano de 2020, sendo assim, os servidores vaão precisar esperar até o próximo ano.

A regra do abono salarial exige que o servidor para ter direito ao Pasep precisa estar cadastrado há pelo menos cinco anos no programa, recebendo no máximo dois salários mínimos por mês e ter emprego formal por pelo menos um mês no período.

Inicio dos pagamentos

Há uma expectativa que os pagamentos ocorram em fevereiro de 2022 (com o calendário de pagamentos sendo divulgado um mês antes, em janeiro).

O Ministério da Cidadania garantiu que o adiamento do calendário do abono salarial para o ano que vem, não irá prejudicar o servidor. Ou seja, os trabalhadores continuarão com os mesmos direitos.

Pasep acumulado em 2022

Há uma chance de o abono salarial ser liberado de uma só vez, ou seja, o cronograma de pagamentos de 2020 que deveria ter sido pago este ano foi adiado para o ano que vem, onde deverá ser pago também o Pasep referente a 2021.

Embora o governo não tenha confirmado essa possibilidade, mas há uma esperança por parte que isso possa ocorrer.

O que é o abono do Pasep?

O abono salarial do Pasep é um benefício que funciona como um 14º salário pago ao trabalhador de baixa renda.

Quem tem direito ao abono?

Quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano anterior; Ganhou, no máximo, dois salários mínimos, em média, por mês; Está inscrito no Pasep há pelo menos cinco anos

Qual o valor?

O valor pago é de até um salário mínimo e varia de acordo com o tempo que a pessoa trabalhou. Se ela trabalhou o ano todo, recebe um salário mínimo. Se trabalhou um mês, ganha proporcionalmente: 1/12 do salário mínimo.

Como saber se tenho direito ao Pasep?

Pelo site do Banco do Brasil; pelos telefones da central de atendimento do Banco do Brasil: 4004-0001 (capitais e regiões metropolitanas); 0800 729 0001 (demais cidades) e 0800 729 0088 (deficientes auditivos); também nos postos da Superintendência Regional do Trabalho, antiga DRT.

Como sacar

O saque é feito nas agências do Banco do Brasil, com documento de identificação. Servidores correntistas do banco recebem o dinheiro diretamente na conta. Quem tem conta em outro banco pode fazer a transferência sem custo em uma agência do BB ou pela internet

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca