Professores participam de formação do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa

Da Redação

Começa nesta segunda – feira (11) e segue até o dia 15 de março a formação dos orientadores de estudo do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa – PNAIC, no Rio Grande do Norte. A conferência de abertura está prevista para começar às 8h, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluísio Alves – Cemure.

O PNAIC é uma ação promovida pelo Ministério da Educação, mediante acordo firmado com estados, municípios e entidades. O objetivo é enfrentar um dos maiores desafios da educação em nosso país: a alfabetização de crianças nos primeiros anos de sua escolarização.

Nesse sentido, o PACTO envolve formação continuada dos professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo, distribuição de materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico e tecnologias educacionais; avaliação sistemática da aprendizagem das crianças; gestão educacional, controle social e mobilização.

Segundo a secretária de Estado da Educação, professora Betânia Ramalho, por meio dessas ações, o pacto busca propiciar condições de trabalho para os professores e gestores, de modo a garantir o direito de cada criança de aprender e se alfabetizar. “Nesse contexto, a formação continuada dos professores e de seus orientadores de estudo é um eixo central e exige esforços conjuntos.”

No Rio Grande do Norte, a formação será desenvolvida pela Secretaria de Estado da Educação, juntamente com a UFRN, secretarias municipais de Educação e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undime.

PROGRAMAÇÃO

Dia 11 de março de 2013
Local: Auditório do Cemure – Centro Municipal de Referência.

7h30 – Credenciamento e entrega de material

8h30 – Lanche

9h – Sessão de abertura

10h – Conferência de abertura

Tema: “Alfabetização, currículo e direito(s) de aprendizagem das crianças na escola”.
Conferencista: Profa. Dra. Eliana Borges Albuquerque- CEEL/UFPE
(Integrante da Equipe de Elaboração de Material do PNAIC).
Coord. Profa. Dra. Denise M. de Carvalho Lopes – UFRN

12h – Almoço
Local: CAIC – Lagoa Nova

13h30 às 17h30 – Atividades do Curso Inicial
Local: CAIC Lagoa Nova

Dias 12 a 15 de março – Atividades no CAIC
Horário: 8h às 12h – 13h30 às 17h30.

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca