“Saio decepcionada do auditório da governadoria”, Janeayre Souto lamenta resultado de reunião com governadora

POR SINSP/RN, 11/12/2020

Saio decepcionada do auditório da governadoria após me reunir, junto aos meus companheiros do Fórum Estadual dos Servidores, frente a frente com a governadora do Estado e sua equipe econômica, na tarde desta sexta-feira.

Esperamos há dois anos o pagamento dos nossos salários atrasados referentes a dezembro de 2018 e 13° do mesmo ano, mas a promessa de Fátima Bezerra, de que anunciaria o calendário de pagamento nesta audiência caiu por terra: continuamos sem calendário e devemos nos reunir novamente entre 5 e 15 de janeiro para fazer uma nova discussão sobre os atrasados. Segundo a governadora, o pagamento inicia no primeiro mês do próximo ano.

O 13° de 2020 será concluído só em 2021. Agora, dia 23/12, o governo vai pagar o que falta para quem ganha até R$ 2 mil bruto, sendo ativos, aposentados e pensionistas. Nessa data também vão receber os servidores ativos que trabalham em órgãos de arrecadação própria. Demais servidores só receberão no dia 5/01/2021.

A tão aguardada reposição salarial dos servidores que estão há 11 anos sem ter qualquer aumento vai ser discutido apenas em 2021. De acordo com Fátima Bezerra, o governo vai se reunir com o Fórum ao longo do próximo ano para debater e em seguida enviar o Projeto de Lei para conceder aumento salarial para os servidores a partir de 2022.

Em relação a concurso público, a governadora disse que está estudando a possibilidade de fazer concurso nos órgãos da administração direta que ainda não tiveram certames recentes, mas que dependia do aval do TCE.

Já quando cobrada sobre o Comitê de Negociação Permanente ficou prometido que um Projeto de Lei será elaborado até a metade do próximo ano, para logo depois ser apresentado a Assembleia Legislativa e se tornar uma política de estado.

No geral, não ouvimos nada de concreto. Mais uma vez. Estou triste com a postura do governo, ou a falta dela, na verdade, mas sigo de cabeça erguida e vou manter a luta do SINSP em prol dos servidores e do serviço público!

Janeayre Souto

Presidenta do SINSP RN

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca