POR SINSP/RN, 01/03/2021
O secretário Getúlio Marques afirmou ao SINSP que a Portaria Conjunta n° 01/2021 não será cumprida por ele e que as escolas da rede estadual vão abrir as portas e ter servidores exercendo suas funções em trabalho presencial. A afirmação do secretário vem em desacordo com a determinação da Administração e Saúde que ordenou o trabalho remoto para todos os servidores.
A própria secretária Virgínia reafirmou a posição em entrevista nesta segunda-feira (1°), esclarecendo que enquanto estiver em vigor a Portaria os servidores públicos devem cumprir o expediente em regime de teletrabalho, com exceção daqueles que prestam serviços essenciais, onde não se enquadra a educação. A Portaria só será revogada após os leitos públicos caírem para abaixo dos 80%. Atualmente este número está em 94,06%.
Getúlio Marques afirma que servidores podem realizar atendimentos
Em contato com o SINSP, o secretário afirmou que as escolas vão permanecer abertas para caso haja alguma emergência. Porém todos sabem que escolas não são hospitais para ter a necessidade de estarem atendendo durante uma pandemia e sequer existem o regime de urgência dentro dos locais educacionais.
A posição do secretário é clara: total descumprimento da Portaria e desobediência às medidas sanitárias. Enquanto a governadora chora em meio ao caos da pandemia, um secretário dela vira às costas e desobedece as medidas de segurança sanitária!
O SINSP entende que caso o secretário Getúlio quiser, ele pode ir às escolas e abrir os portões, fazendo o papel do porteiro, ou gerir o local, no lugar do diretor, o que não pode é colocar os servidores em risco, os obrigando a enfrentar às ruas, e os ônibus lotados. Enquanto o secretário tem carro particular e pode andar no automóvel da SEEC, os servidores que ganham um salário mínimo andam de ônibus lotado, aglomerando na ida e na vinda e colocando a saúde de todos em rico!
Secretário será responsabilizado caso servidores adoeçam
O SINSP convoca todos os servidores da educação a procurarem o sindicato caso pegue a doença após as medidas de desrespeito a Portaria por parte do secretário. Vamos reunir todos os relatos dos servidores e lutar na Justiça pelo respeito que não está sendo dado por Getúlio Marques.
O nosso contato pode ser feito através dos telefones: 3201.4130 / 98840-1607, ou do email: sinsprn@gmail.com.
Saiba mais:
Trabalho presencial está suspenso
Trabalho remoto: após pressão, governo atende solicitação do SINSP
Teletrabalho: SINSP solicita medida urgente da governadora
Diretor da 1ª Direc afirma que vai manter trabalho presencial mesmo após publicação de Portaria
Após contato com o SINSP, diretora de escola de Caicó recua e se compromete a respeitar Portaria
Diretora de Escola em Umarizal obriga funcionários a trabalhar durante pandemia
Direção do SINSP visita escolas e constata falta de material de proteção para funcionários
Mesmo com Portaria, diretora da 15ª Direc está obrigando servidores a atenderem o público
Diretora da Escola Calpúrnia Caldas volta atrás e vai obrigar servidores a trabalhar presencialmente
SESAP – PORTARIA CONJUNTA Nº 01-SEAD-SESAP – Teletrabalho.pdf