Semana Nacional

CNTE REALIZA XI SEMANA NACIONAL EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA

Trabalhadores em Educação batalham por piso e carreira

A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) realiza, de 19 a 25 de abril, a XI Semana Nac ional em Defesa da Educação Pública. Os trabalhadores em Educação vão debater com a sociedade a importância do piso salarial nacional e de um plano de carreira para a valorização do profissional da Educação no Brasil.

Em 16 de julho de 2008, o Congresso Nacional aprovou a Lei 11.738, que instituiu o piso salarial nacional de R$ 950,00 para os professores. No entanto, governadores de cinco estados – Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e Ceará – ingressaram no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) contestando a lei aprovada. Até hoje essa Adin (4167) não foi apreciada pelo STF.

Este ano, a Semana Nacional em Defesa da Educação Pública vai convocar a sociedade a entrar na luta pelo cumprimento da Lei do Piso em todo o país. Para isso, a CNTE con vidará a população brasileira a enviar mensagens eletrônicas aos ministros do STF para que a Adin 4167 seja imediatamente julgada.

Além da XI Semana Nacional em Defesa da Educação Pública, acontece, no mesmo período, a Semana de Ação Global pela Educação, que tem como tema a frase “Um gol Pela Educação”. A campanha é resultado de uma parceria de vários países do mundo com a FIFA para o cumprimento do programa: Educação Para Todos.

Abaixo, segue a programação da XI Semana Nacional em Defesa da Educação Pública:

19/04 – Coletiva à Imprensa;
20/04 – Debate com a Comunidade Escolar nos locais de trabalho sobre o Piso e Carreira;
22/04 – Audiências Públicas nas Câmaras Municipais e Assembléias Legislativas sobre o Piso e Carreira;
23/04 – Mostra Municipal e Estadual das boas práticas educacionais de iniciativa dos/as Profissionais da Educação;
24/04 – Panfletagem nas Feiras ou locais de grande aglomeração populacional;
25/04 – Uso das mídias, fazendo um balanço da Educação Pública local e nacional.

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca