Somos fortes, somos CUT

Chapa cutista dos bancários é eleita no Sindicato de Brasília com 60% dos votos

Com 5.066 votos (quase 60% dos votos válidos), a Chapa 1 – CUT Bancários, encabeçada pelo funcionário do Banco do Brasil e atual presidente Rodrigo Britto, venceu a eleição que definiu a nova diretoria do Sindicato dos Bancários de Brasília para o triênio 2010/2013. Três chapas concorreram no pleito.

Foram três dias de votação, que terminou na quarta-feira, 31 de março. A apuração teve início à 0h desta quinta-feira, 1º de abril, e terminou por volta das 4h30 da madrugada, em posto montado no ginásio de esportes da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Apcef-DF). Participaram do pleito 8.735 bancários sindicalizados, comparecendo em massa às urnas, numa lição de cidadania.

“A grande participação dos bancários mostrou mais uma vez seu grau de organização e consciência política, marcos que a fizeram referência nacional, e reforça ainda mais a representatividade do Sindicato”, afirma Rodrigo Britto, presidente reeleito da entidade, completando que isso aumenta na mesma proporção a responsabilidade da nova diretoria no trato com a pauta dos trabalhadores bancários.

“Em nome da Chapa 1, agradecemos o apoio e a confiança em nós, mais uma vez, depositados, para mais três anos à frente do Sindicato, na luta por salários mais dignos, melhores condições de trabalho e saúde e mais qualidade de vida”, enumerou Britto.

Repercussão da vitória

Reconhecidos dirigentes do movimento sindical parabenizaram a Chapa 1 pela vitória. “O Sindicato dos Bancários de Brasília, um dos mais importantes da nossa central sindical, a CUT, será mais uma vez bem representado pelo companheiro Rodrigo Britto”, destacou Artur Henrique, presidente da CUT nacional.

“O Sindicato tem mostrado ao longo dos últimos anos toda a sua importância para o movimento sindical, não só para a categoria bancária, mas principalmente para o conjunto dos trabalhadores, mobilizando, fazendo greve, evidenciando sua autonomia e independência e sua importância na luta por mais qualidade de vida”, completou Artur.

Jacy Afonso, ex-presidente do Sindicato e secretário de Organização da CUT nacional, falou do papel desempenhado por Rodrigo Britto na condução do Sindicato no último período. “Rodrigo é uma liderança nova, que representa um processo de renovação no Sindicato que está sintonizado com a inclusão da juventude no emprego bancário. Sua recondução à presidência da entidade coroa todo um processo de incorporação dos jovens à luta sindical, que é o grande desafio hoje para o movimento dos trabalhadores”, pontuou Jacy Afonso.

O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), Carlos Cordeiro, congratulou os bancários pela participação no processo eleitoral e a diretoria do Sindicato pela demonstração de democracia e transparência. “O Sindicato dos Bancários de Brasília sempre nos apoiou nas lutas nacionais, especialmente sob a liderança do Rodrigo, fortalecendo ainda mais a unidade dos trabalhadores e contribuindo cada vez mais com ela”, frisou.

Para a presidente da CUT/DF, Rejane Pitanga, “a vitória da Chapa 1 significa o reconhecimento da categoria pelo brilhante trabalho desenvolvido por Rodrigo Britto” nos últimos três anos. “Sai vitoriosa a Chapa 1, saem vitoriosos os bancários, e também a CUT, que, ao lado do Sindicato, vai desempenhar um ótimo trabalho no próximo período à frente de uma categoria combativa, de luta e tão importante como os bancários de Brasília”, assegurou .

A posse da nova diretoria está prevista para o dia 1º de julho, na sede do Sindicato.

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca