CORE E COMISSÃO CENTRAL DE GESTÃO DEMOCRÁTICA REALIZA II FÓRUM ESTADUAL DE CONSELHEIROS ESCOLARES
O nosso blog foi ao II Fórum Estadual de Conselheiros, que aconteceu nesta terça-feita (27), no Praiamar Hotel e colheu alguns depoimentos de companheiros participantes do evento.
Para Elizabeth Jacome da Costa Pinto, professora, atuando como coordenadora da Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação – CORE, órgão que trabalha junto às DIRED’s, órgão que aglutina as dezesseis DIRED’s do estado do Rio Grande do Norte. Onde a CORE tem o papel de articulador, de resgatar o papel político da SEEC. O objetivo é fazer com que as políticas educacionais cheguem as escolas intermediadas pelas Diretorias Regionais de Ensino. Esse Fórum Estadual de Conselheiros significa um trabalho de resgate da CORE, onde nós trabalhamos a gestão democrática. E nós entendemos que a gestão democrática não é só o processo de eleição no interior das escolas. A eleição no interior das escolas é um dos passos que se concretiza com a dinamização e o fortalecimento dos conselhos escolares com representação de todos os segmentos. Hoje aqui nós estamos com os pais, professores, funcionários de escolas, com os gestores estaduais e o objetivo maior nosso que são os estudantes. Os estudantes são o sujeito de direito e de dever. Aqui nós estamos mostrando e resgatando o valor que ele tem na escola. Acredito que hoje é uma das ações que vem culminar o trabalho que nós realizamos no ano de 2009 nas dezesseis DIRED’s em todas as setecentos e trinta e umas escolas do estado. Foi um trabalho de sensibilização feito pela CORE até agora. Em todas as escolas estaduais realizamos em 2009 o trabalho de sensibilização sobre os conselhos escolares. Em 2010, nós pretendemos fortalecer os conselhos com uma formação continuada por que é por meio dos conselhos é que nós vamos fortalecer a gestão democrática.
Já Raimundo Nonato de Oliveira, diretor da Escola Estadual Douto Edino Jales em Patu, esse Fórum dos Conselhos é muito importante. Na escola em que eu atuo como gestor procuramos trabalhar em conjunto com o conselho da escola. É sempre bom que cada conselheiro saiba da importância que tem o conselho em uma escola. Tanto na fiscalização dos recursos como na sua aplicação e se realmente os recursos estão sendo destinado para os fins a que se destinam. E também que o próprio conselho possa cobrar dos governantes as melhorias para as escolas estaduais, como também possa melhorar as condições das nossas escolas, bem como cobrar que os profissionais da educação sejam mais valorizados.
Canindé Silva, diretor de Relações Sindicais e Interior do SINTE e dos representantes do SINTE na Comissão Central de Gestão Democrática, relata que os Conselhos Escolares nas escolas estaduais começaram no Governo Garibaldi Alves que por Decreto instituiu o Conselho Diretor das escolas. E nós temos o prazer de ter sido o primeiro presidente do Conselho Diretor da Escola Estadual Floriano Peixoto, no bairro de Mirassol aqui em Natal. Onde era formado por pais, alunos, professores e funcionários. Nós tivemos uma boa atuação a frente do conselho e foi que começou a desmistificação daquilo que a gente chama do diretor fazer o quer. Já na Escola Estadual Floriano Cavalcante nós estávamos bastantes mobilizados. A comunidade escolar tinha uma organização tão grande que o conselho Diretor deliberava mesmo sem poder.
De acordo com José Rebouças, professor da rede estadual e presidente do conselho escolar da Escola Estadual Ana Júlia, a importância deste evento vai no sentido de fazer com que a gente conheça normas, critérios que um conselho de escola tem na ajuda à própria gestão da escola e na defesa dos interesses das categorias que formam as comunidades escolares, dos interesses dos estudantes, dos técnicos administrativos, dos professores e também dos pais.
Então o conselho é um instrumento colegiado que fiscaliza, é consultivo e delibera sobre as questões educacionais no interior da escola.Alzenira, professora e diretora da Escola Estadual Ana Júlia , para ela esse evento é de suma importância para a comunidade escolar. O objetivo de estarmos aqui é buscarmos o fortalecimento dos conselhos escolares.
E esse evento só faz com que cada vez mais nós como conselheiros sejamos atuantes e que trabalhe cada vez mais no fortalecimento das nossas escolas.
De acordo com Leda Sales, Ex-presidente do Conselho Municipal de Educação da cidade do Natal e Ex- Coordenadora da UNCME (Uniao de Conselheiros Municipais de Educação) e da direção nacional, hoje está no DGE – Departamento Geral de Educação. No DGE nós estamos trabalhando com os Conselhos Escolares das escolas municipais da cidade do Natal. Bem como também dando assessoramento aos gestores, já estamos preparando os gestores como também toda a documentação de gestores para a eleição no ano de 2011. O II Fórum Estadual de Conselheiros Escolares ele é muito importante por que já é o terceiro evento foi todo um trabalho implantado pelo grupo da CORE e ai não pode sair da minha mente a imagem de uma pessoa que foi fundante nessa questão que foi a professora Raimunda Macedo (Raimundinha) que a gente trabalhou junto desde o primeiro momento e ai a gente sabe que a democracia não é feita por eventos tem que ser com a continuidade no dia-dia e que esse encontro pontual seja realmente vivenciado no dia-dia das escolas públicas.
De acordo com Normando José da Costa, técnico da SEEC, trabalha na Coordenadoria dos Órgãos Regionais de Educação – CORE, está coordenando o Cdo evento que é um evento. Esse é um evento de grande importância para a educação pública estadual do Rio Grande do Norte. Esse II Fórum acontece Praiamar Hotel. Reunimos aqui os conselheiros de todas as escolas estaduais do nosso estado. O encontro tem o objetivo de trocar experiências que são desenvolvidas em cada unidade escolar mostrando a importância dos conselhos como elemento significativo no processo de gestão democrática das escolas públicas da rede estadual. Portanto nós esperamos que esse II Fórum alcance o objetivo que a CORE propôs e que os conselhos possam cada vez mais ser fortalecidos no interior das escolas.
O nosso blog agradece a colaboração das diretoras do SINTE: Larrúbia Tavares e Rita de Cássia.
