Brasilianas.org discute o Brasil e a crise

Republico matéria do site Brasilianas.org, 28/11/2011

O Brasilianas.org dessa segunda-feira (28), as 22h, busca entender de que maneira o Brasil pode superar a crise econômica e como a inovação constitui peça-chave nesse processo.

O cenário atual de crise econômica nos Estados Unidos e, principalmente, na União Européia, possibilita aos países em desenvolvimento a chance de estreitarem as relações comerciais e diplomáticas entre si diante do recuo dos investimentos dos países do velho mundo. O Brasil, em particular, torna-se foco de atenção das maiores empresas e economias do mundo, devido a um ativo fundamental em tempos de crise: seu mercado consumidor. Observa-se, em praticamente todos os setores, muitos capitais chegando por aqui à procura de um porto seguro, garantido pela demanda interna.

Nesse contexto, pergunta-se: como o Brasil poderá se beneficiar da crise? Além disso, há estratégias bem definidas, hoje, para se aproveitar da melhor forma esse momento? Estratégias estas que devem passar pela política monetária e fiscal; inserção de cadeias produtivas internas; contrapartida de empresas estrangeiras; internacionalização de bancos brasileiros e investimento em ciência, acompanhado do desenvolvimento de produtos com alto valor agregado. Tudo isso aliado a uma ofensiva diplomático-comercial brasileira em países como China, Moçambique e outros da América Latina.

Para discutir o assunto, Luis Nassif recebe, ao vivo, o presidente do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Mariano Laplane; e o diretor da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Kenvin Tang.

 

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca