Capes abre 34 mil vagas para formação de professores da educação básica

Da Redação

Loc – Professores da educação básica em exercício na rede pública podem concorrer a vagas em cursos presenciais de licenciatura do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). As pré-inscrições estão abertas até 18 de março.

Loc – São 34.205 vagas oferecidas em 92 instituições de educação superior parceiras da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC).

Loc – Os professores interessados em participar dos cursos precisam estar cadastrados na base de dados do Educacenso 2012, na função docente ou tradutor intérprete de libras.

Loc – Carmem Moreira, diretora de formação de professores de educação básica da Capes, explica que a pré-inscrição não é garantia da vaga. Todos os candidatos terão de passar por processo seletivo que é definido pelas instituições de ensino superior que oferecem os cursos. Geralmente, uma prova de conhecimentos específicos.

Loc – Das 34.205 vagas para cursos presenciais, 11.055 são para formação nas áreas de matemática, física, química e biologia, áreas em que há carência de professores com licenciatura específica no Brasil. Os cursos terão início no segundo semestre deste ano.

Loc – As pré-inscrições devem ser validadas pela internet, na Plataforma Freire, pela secretaria à qual o professor estiver vinculado no período de 19 de março a 15 de abril de 2013. A diretora Carmem Moreira ressalta a importância do apoio das secretarias de educação à formação dos professores.

Loc – Estão matriculados e cursando atualmente o Parfor 61 mil professores. Os cursos presenciais têm duração de quatro anos.

Clique aqui (http://redecomunicadores.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=1013&Itemid=238) para baixar o áudio da diretora Carmem Moreira. Esse áudio pode ser veiculado gratuitamente pelas rádios de todo o Brasil.

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca