Comissão de Educação vai debater ensinos médio e profissionalizante

Da Redação

A Comissão de Educação e Cultura realizará audiência para debater o aprimoramento do ensino médio e do ensino profissionalizante no País.

Os parlamentares vão analisar os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2011, apresentados em agosto último. Segundo os números divulgados, o ensino médio atingiu a meta, mas não a superou.

Uma das causas desse desempenho é a sobrecarga na grade curricular. Há na rede pública 13 disciplinas obrigatórias e várias outras que são opcionais. Na opinião do deputado Newton Lima (PT-SP), que é autor do requerimento para o debate, “é uma sobrecarga muito grande, que não contribui para se ter foco nas disciplinas”.

Para Newton Lima (PT-SP), o ensino médio continua sendo um grande desafio do sistema educacional, devendo ser enfrentado por toda a sociedade, sem sectarismos ou partidarismos. “O Brasil precisa dar o justo valor a essa importante etapa do aprendizado de milhões de jovens brasileiros, que atualmente está relegada a um papel secundário, espremida entre o ensino fundamental e o ensino superior”, disse.

Pronatec
O parlamentar ressalta ainda que, quanto ao ensino profissionalizante, o País tem condições políticas e econômicas para crescer a patamares dos países mais desenvolvidos, mas tem na carência de mão de obra de nível médio seu maior obstáculo.

http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/201993-CONFIRA-A-PROPOSTA-DO-PRONATEC.html

Com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, o governo federal criou em 2011 o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O projeto foi aprovado na Câmara (http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/EDUCACAO-E-CULTURA/202023-CAMARA-APROVA-PROGRAMA-DE-ACESSO-AO-ENSINO-TECNICO-E-EMPREGO.html) no ano passado. O principal objetivo do programa é a educação profissional com a criação de cursos voltados ao acesso do mercado de trabalho, tanto para estudantes quanto para profissionais que estejam desempregados ou que buscam ampliar suas qualificações.

Convidados
Serão convidados para o debate, ainda sem data prevista:
– o presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), José Fernandes de Lima;
– a diretora-executiva do Movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz;
– o coordenador-geral da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel Cara; e
– o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa.

Vídeo mais recente:

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca