Coronavírus: saiba o que mudou nos serviços do RN com a doença

POR TRIBUNA DO NORTE, 22/03/2020

Após a confirmação o primeiro – e até agora único – caso do novo coronavírus no RN na última semana, várias medidas foram tomadas em diversos setores da sociedade para tentar conter a transmissão da doença. Eventos que aconteceriam foram adiados, cancelados ou até ajustados, assim como serviços que também passaram por adequações por conta da pandemia instaurada.

Créditos: Josué Damacena

O RN tem um caso confirmado do novo coronavírus; medidas vem sendo tomadas para frear avanço da doença

O RN tem um caso confirmado do novo coronavírus; medidas vem sendo tomadas para frear avanço da doença

saiba mais

O único caso do RN foi confirmado pela Sesap na última quinta-feira, 12, em uma mulher de 24 anos, que, inclusive, não apresenta mais sintomas da doença deste o início desta semana.
AeroportoA governadora Fátima Bezerra enviou ao diretor-presidente da ANAC, José Ricardo Botelho, e ao diretor-presidente da ANVISA, Antônio Barra Torres, dois ofícios solicitando o cancelamento de voos internacionais ao Rio Grande do Norte. No documento, a governadora esclarece que o fluxo de voos internacionais durante esse momento de crise é motivo de ‘grande preocupação’ e considera que a Anac a e Anvisa não dispõem de estrutura humana e material para realizar a fiscalização individual de cada passageiro que desembarca no Estado.

Transporte Público
Nesta quinta-feira, 18, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Natal (STTU) anunciou que a frota de ônibus da capital potiguar passaria a operar com frota de férias (70% do total de veículos). A medida se dá em virtude da queda de demanda, estimada em 90 mil pessoas a menos no sistema. A Companhia Brasileira de Trens Urbanas de Trens Urbanas (CBTU) reduziu o número de viagens da grade horária do sistema.

Segurança
A partir da quarta-feira, 18, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) disponibilizou o atendimento virtual ao cidadão no RN. A partir da segunda, 23, o atendimento se dará exclusivamente pelo novo canal.

O Tribunal de Justiça vai viabilizar a aquisição de 350 tornozeleiras eletrônicas para presos do regime semiaberto. Para a ação, serão destinados R$ 251 mil no aluguel do aparato.

Cirurgias Eletivas
A Sesap resolveu suspender por tempo indeterminado as cirurgias eletivas – com exceção dos procedimentos vasculares e ortopédicos. Além disso, a administração pública informou que férias e licenças de funcionários da pasta também foram suspensas.

Futebol
Na sexta passada, gestores da saúde pública estadual recomendaram a suspensão de eventos com aglomerações acima de 100 pessoas, entre elas os jogos de futebol válidos pelo Campeonato Estadual. Na segunda, a partida entre Força e Luz x Potiguar foi a primeira a não receber torcedores por conta da doença. Nesta terça-feira, 17, a FNF decidiu suspender o Campeonato Estadual 2020 por tempo indeterminado.

Créditos: Magnus Nascimento

Enquanto não há uma definição, FNF fecha portões no Estadual

Enquanto não há uma definição, FNF fecha portões no Estadual

Neste domingo, 15, a Confederação Brasileira de Futebol determinou a suspensão temporária de todas as partidas sob organização da entidade nacional, como a Copa do Brasil, competição a qual o Alvirrubro ainda disputa vaga na próxima fase contra o Juventude-RS.

Na noite da segunda-feira, 16, foi a vez da Liga do Nordeste suspender por tempo indeterminado a Copa do Nordeste, competição conta com a participação dos potiguares ABC e América.

Com as paralisações, ABC, Globo e América anunciaram paralisação nas atividades do futebol profissional. Enquanto o clube elétrico retorna aos treinos na próxima semana, o América paralisará por 10 dias e o Alvinegro por 15.

Shows
Outros eventos também foram cancelados, como foi o caso dos shows do Teatro Riachuelo, com todos os espetáculos até o final do mês sendo adiados. O Rastapé, casa de shows de forró localizada em Ponta Negra, também anunciou a suspensão de suas atividades em um post no Instagram.

Governo do Estado
Através de dois decretos publicados no sábado, 14, o Governo do Estado restringiu o atendimento presencial nas repartições públicas estaduais no RN. A circulação de pessoas por meio das visitas nos presídios do RN também foi suspensa pela administração estadual. Na terça, o Governo anunciou a suspensão de todos os cursos de formação da Polícia Militar no RN pelos próximos 15 dias.

Na quarta-feira, 18, o Governo do RN publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) decreto que suspendia aulas, feiras, shows e competições no RN por, pelo menos, 15 dias com a presença de 100 pessoas ou mais. A administração estadual pediu a Anac a suspensão de voos internacionais como forma de prevenção através de dois ofícios.

A Secretaria de Estado da Tributação (SET/RN) foi outra pasta do Governo a suspender o atendimento presencial por conta da doença. Nesse caso, as medidas devem se estender, pelo menos, pelos próximos 30 dias.
ALRN e Câmara
Tanto Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) quanto Câmara Municipal de Natal adotaram medidas que restringem a circulação nas dependências das casas legislativas pouco após a confirmação dos primeiros casos.

Na quarta-feira, 18, os deputados aprovaram a suspensão das atividades legislativas da ALRN por, pelo menos, 15 dias. A Câmara Municipal aprovou medida da mesma natureza um dia depois (19). A paralisação das atividades começou a partir da publicação.

Créditos: Magnus Nascimento

A ALRN foi uma das instituições a restringir o acesso às suas dependências

A ALRN foi uma das instituições a restringir o acesso às suas dependências

Cultura
A Academia de Letras do RN e Funcarte foram duas das primeiras instituições a se posicionarem, cancelando eventos e consultas públicas.
A 7ª edição do Graffiti Expo Natal e a Coletiva de Arte Urbana 2020, ambas marcadas para acontecer no dia 27 de março na Galeria Newton Navarro,  na Funcarte, foram canceladas. Outros shows e espetáculos foram remarcados (clique para ver as novas datas).

saiba mais

Atendimento Jurídico
Além disso, instituições como a Justiça Federal no RNMinistério Público do Estado e Tribunal de Justiça efetuaram ajustes no trâmite convencional que trabalhavam até então. A Ordem dos Advogados do Rio Grande do Norte (OAB-RN) suspendeu sessões ordinárias, eventos e reuniões. A suspensão deve se estender até 21 de março com possibilidade de prorrogação.No Ministério Público do Trabalho (MPT-RN), o atendimento presencial realizado pelo órgão está restrito aos casos devidamente justificados e requeridos pelos interessados.

Ensino Superior
Principal instituição pública de ensino superior, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) afirmou em um primeiro momento que as aulas estavam mantidas, mas nesta terça-feira, o reitor da instituição, José Daniel Diniz Melo, acatou a orientação da comissão especialista e suspendeu as aulas de graduação e pós-graduação. Também por conta da doença, a 9ª edição da Semana do Cérebro, que iniciaria nesta segunda-feira, 16, foi cancelada pelo Instituto do Cérebro (ICe) da UFRN.

Créditos: Cícero Oliveira/UFRN

Reitores da UFRN, UFERSA e IFRN se reuniram para discutir medidas sobre o coronavírus

Reitores da UFRN, UFERSA e IFRN se reuniram para discutir medidas sobre o coronavírus

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) foi outra instituição a optar pela suspensão das aulas. Já a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) suspendeu as aulas presenciais e orientou os estudantes a utilizar os sistemas online para o encerramento do semestre.

Nas instituições particulares, as aulas da graduação e pós-graduação presenciais na Uninassau, Estácio e Uni-RN estão suspensas do dia 17 de março ao dia 30 de março, podendo ser antecipado. A Universidade Potiguar (UnP) anunciou a suspensão apenas no dia 18.

Escolas
Uma escola privada de Natal foi a primeira a se posicionar sobre o tema. A instituição suspendeu suas aulas nos próximos dias pela suspeita de contaminação de uma estudante. O caso ocorreu na última sexta-feira.

O Governo do RN se posicionou oficialmente em relação as aulas da rede pública e privada nesta terça. Em vídeo divulgado no Instagram, a governadora Fátima Bezerra e o secretário de Educação, Getúlio Marques, anunciaram que, nos próximos 15 dias, as aulas nas redes estaduais, municipais e particulares estarão suspensas.

Créditos: Reprodução/Instagram

Getúlio Marques e Fátima Bezerra anunciaram suspensão das aulas

Getúlio Marques e Fátima Bezerra anunciaram suspensão das aulas

saiba mais

No âmbito federal, o IFRN suspendeu a partir desta terça-feira as atividades acadêmicas presenciais dos campi potiguares.

Centros de Lazer e Cultura
Seguindo orientação do Governo do Estado, a Cidade da Criança está fechada deste o domingo, 15, para evitar a propagação da doença. O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte (IHGRN) suspendeu as visitações por tempo indeterminado. A decisão foi assinada pela vice presidente do instituto nesta segunda-feira, 16.

Arena das Dunas
Pedida para os amantes de esporte, o Arena Tour está suspenso desde a última sexta-feira. A administração da Arena das Dunas, no entanto, confirmou que os demais eventos seguem mantidos.

Mar
Três cruzeiros que atracariam no Porto de Natal foram cancelados. De acordo com a Codern, a informação veio da Agência Marítima responsável pelos passeios.

Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE Estão suspensas até 31/3 as atividades de capacitação dos aprendizes nos 269 polos de aprendizagem nos estados de São Paulo, Bahia, Alagoas, Sergipe, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Maranhão, Piauí, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Roraima e Acre. Orienta uso do CIEE Saber Virtual, plataforma de educação à distância online e gratuita, para reposição de conteúdo. Em relação à rotina dos aprendizes nas empresas, a orientação é de que os jovens sigam as diretrizes estabelecidas por cada organização.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)Em razão de Instrução Normativa, o IBGE/RN adotará novo horário de funcionamento: das 10h às 16h. No Rio Grande do Norte, a medida terá validade para as agências de Natal, Mossoró, Parnamirim e sede do IBGE na capital, Avenida Prudente de Morais, 161, Petrópolis.
Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio RN)A entidade adotou, por 15 dias a partir desta quarta-feira, 18, horário especial de funcionamento e expediente dos colaboradores de suas áreas administrativas (Sesc Centro, Senac Centro e Fecomércio): 9h às 15h. As aulas nas unidades do Sesc e Senac estão suspensas.

Receita Federal no RNA Delegacia da Receita Federal do Brasil em Natal/RN (DRF/NATAL) adotará a partir desta quarta-feira, 18, atendimento presencial agendado nos Centros de Atendimento aos Contribuintes de Natal (Cac/Natal) e Parnamirim/RN (Cac/Parnamirim). A entidade orienta que os contribuintes busquem, inicialmente, solucionar os problemas nas plataformas digitais de atendimento Ele será realizado exclusivamente por agendamentos no site da Receita Federal (receita.economia.gov.br), ), Menu “Onde Encontro”, “Agendamento”, ou diretamente pelo site http://receita.economia.gov.br/interface/agendamento/agendamento. 
Femptur e Fórum de Turismo  Considerada a maior ação de interiorização do Turismo no Estado, a 6ª Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur) e o 11º Fórum de Turismo do RN, que aconteceriam entre os dias 03 e 04 de abril, no Centro de Convenções de Natal, estão adiados. A nova data será divulgada em breve.

Central do Cidadão
A Secretaria de Estado da Administração (Sead) informa que nesta quinta e sexta-feira, dias 19 e 20 de março, todas as unidades do Programa Central do Cidadão no Rio Grande do Norte estarão fechadas.

Shoppings
Importante ponto de encontro de natalenses e turistas, os shoppings centers da capital potiguar anunciaram redução no horário de funcionamento para os próximos dias.

Em relação às salas de cinema, as principais salas de Natal foram fechadas.

IgrejasOs bispos da Igreja Católica decidiram suspender as celebrações eucarísticas com a participação de fiéis. Decisão começa a valer a partir de sexta-feira (20).
Atualizada para acréscimo de informações as 18h33 da quinta-feira, 19

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca