Documentário mostra como professor caicoense usou cinema clássico para dar aulas

POR MARCOS DANTAS 24/03/2021

Da Tela ao Quadro” é o novo documentário lançado em Caicó, um projeto do Professor Francisco Félix que conta como ele utilizou o cinema clássico para dar aulas de Literatura, Redação e Interpretação de Texto. O documentário traz depoimentos de ex-alunos gravados na Escola Estadual Professor Antônio Aladim de Araújo e uma entrevista com o próprio professor, que conta como o audiovisual ajudou na aprendizagem.

“Deveria ser de praxe a escola mostrar ao aluno o que é diferente da experiência que ele tem em casa. O aluno sai de casa para ver novidades. Isso (audiovisual) vai prender e fazer que ele volte para a escola no outro dia ávido para conhecer mais”, enfatiza Félix. As ferramentas, por muitos anos, foram a “TV de tubo” e o videocassete.

Um dos depoimentos é de Alexandre Muniz, arte-educador e diretor do Centro Cultural de Caicó, que conta que o primeiro contato que teve com audiovisual foi nas aulas de Félix, em 1995, quando os recursos eram escassos. “Ele mostrava em suas aulas uma linguagem que encantava os jovens. Foi o início para contagiar alunos como eu que tinham a vontade de fazer arte”, conta Alexandre.

A professora Lizândra Medeiros, ex-aluna de Félix, relata que os filmes e clipes foram importantes para aguçar o senso crítico dos alunos e socializar diversas temáticas. “Apresentava grandes obras e trazia questionamentos. Tínhamos até medo de responder, mas ficávamos ainda mais interessados. Provocava a interpretação e quebrava o convencional das aulas”, destaca Lizândra.

Além de cinéfilo, Félix foi diretor de teatro – Cia Retalhos de Vida – e é autor com quinze livros lançados. O documentário conta com patrocínio da Lei Aldir Blanc e está disponível em seu recém-lançado canal do YouTube Francisco Félix.

Do Caicó CriativaFacebookTwitterWhatsAppMessengerCopy LinkCompartilhar

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca