Em seu centenário Paulo Freire é homenageado pelo artista Guaraci Gabriel

POR SINSP/RN, 20/09/2021

Agora todos que passam pela BR-304, no lado esquerdo da rodovia no sentido Natal-Angicos, vão se deparar com uma imagem monumental que simboliza um dos capítulos mais importantes da pedagogia mundial. Neste domingo (19), data do centenário de nascimento de Paulo Freire, patrono da Educação brasileira, Guaraci Gabriel foi o artista escolhido para eternizar a história.

Há 58 anos o educador alfabetizou 300 adultos, entre homens e mulheres do campo, no episódio conhecido internacionalmente como ”As 40 Horas de Angicos”. A experiência, inédita no Brasil, tinha uma meta ousada: alfabetizar adultos em 40 horas, utilizando apenas do conhecimento local, como o uso de equipamentos de colheita, forma mais comum de trabalho na região na década de 60.

Escultura

A escultura, que mede 12 metros de altura e 7 metros de largura, foi instalada no terreno da Fazenda Serra Talhada, localizada no Km 180, da BR 304, em Angicos. Na obra, consta a imagem do educador pernambucano, o numeral “40” e as frases: “Paulo Freire – Patrono da Educação Brasileira” e “Tudo Começou em Angicos-RN”. Para a confecção da obra foram utilizadas 3,5 toneladas em materiais de ferro.

Paulo Freire

É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. É considerado o Patrono da Educação Brasileira. Sua prática didática se fundamentava na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática com a realidade, em contraposição à educação dominante que vinha da burguesia europeia: o educador criou sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

Saiba mais:

Alzira Soriano: Artista Guaraci Gabriel prepara obra em homenagem a primeira prefeita da América Latina

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca