ENADE

MEC ADIA DATA DO ENADE PARA 21 DE NOVEMBRO
Republico matéria do jornal Tribuna do Norte, Política, 04/05/2010

Brasília (AE) – O Ministério da Educação alterou a data do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2010. O exame, marcado inicialmente para o dia 7 de novembro, foi alterado para 21 de novembro, às 13 horas. O exame é voltado aos estudantes matriculados no primeiro e no último ano dos cursos de bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia e dos cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Cerca de 450 mil estudantes do final do primeiro e do último ano do ensino superior deverão fazer a prova. A relação dos participantes selecionados será divulgada até 20 de setembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). A portaria foi republicada ontem, no “Diário Oficial da União”.

Avaliação

Os cursos a serem avaliados são bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social, terapia ocupacional e zootecnia e os cursos superiores de tecnologia em agroindústria, agronegócios, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Devem fazer as provas os estudantes ingressantes que, até 2 de agosto, tiverem completado entre 7% e 22% da carga horária mínima do currículo do curso, além dos concluintes que tiverem alcançado pelo menos 80% da carga horária mínima ou que tenham condições acadêmicas de concluir o curso este ano.

Para os cursos superiores de tecnologia com carga horária mínima de até 2 mil horas, serão considerados ingressantes os estudantes que até 2 de agosto tiverem concluído entre 7% e 25% desse total e concluintes os que, até a mesma data, tiverem completado pelo menos 75% ou tenham condições acadêmicas de conclusão este ano.

Estão dispensados do Enade os alunos que colarem grau até 31 de agosto e os que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil em instituição conveniada com a de origem na data de realização da prova.

FIES

As inscrições para o Fies começaram ontem com o anúncio de novidades. O MEC estuda incluir no Fundo de Financiamento do Ensino Superior (Fies) os cursos técnicos. A medida valeria já para 2011, segundo o ministro Fernando Haddad. “Nós queremos recriar esse modelo para o ensino técnico”, disse

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca