Escolas públicas já podem se inscrever na 13º edição do Prêmio Gestão Escolar

Da Redação

As escolas públicas estaduais e municipais da educação básica de todo o País podem se inscrever a partir de hoje (16) na 13° edição do Prêmio Gestão Escolar (PGE). O prêmio, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), é um estímulo à melhoria do desempenho das escolas e ao sucesso da aprendizagem dos alunos. As inscrições podem ser feitas até 1° de junho pelo site do Consed.

Os participantes são avaliados em cinco dimensões de gestão: pedagógica, resultados educacionais, participativa, de pessoas e de serviços e recursos. “O prêmio tem o objetivo de fomentar a melhoria do sistema educacional por meio da identificação de ações bem executadas por gestões participantes.

A atual gestão do Consed vem promovendo várias mudanças na premiação. A reestruturação tem ações a médio e longo prazo. Para 2012, as inscrições pela internet foram aprimoradas, o que torna o processo mais ágil. “Neste ano, por meio da internet, as escolas também têm a possibilidade de organizar os documentos e fotos que demonstram o processo de suas gestões”, esclarece a secretária executiva do Consed, Nilce Costa. “O envio desta documentação pelo correio para efetivar a inscrição continua obrigatório, mas o trabalho do gestor fica mais fácil”, completa a secretária executiva.

A meta do Consed é dobrar o número de inscrições com o novo sistema. Outra novidade mencionada por Nilce é o dia de mobilização nas escolas. “Queremos incentivar as escolas a participar do prêmio e a planejar de maneira mais eficaz suas ações rumo a melhoria dos processos de gestão escolar”, conclui.

Premiação

As escolas representantes dos Estados e do Distrito Federal recebem o diploma de destaque estadual/distrital e R$ 6 mil. As seis escolas finalistas, além do diploma de destaque nacional, recebem R$ 10 mil cada. A selecionada como primeira colocada ganha R$ 30 mil e o título de Referência Brasil. Os prêmios em dinheiro não são cumulativos. Os diretores de todas as instituições de ensino selecionadas para representar seus Estados também são contemplados com uma viagem de intercâmbio para os Estados Unidos.

Histórico

Criado em 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em parceria com entidades que apoiam o fomento da educação no Brasil, a premiação busca valorizar e motivar as escolas públicas no desenvolvimento de uma gestão democrática e de qualidade. Ao todo, 25.139 instituições já participaram.

A edição de 2012 tem como parceiros a Embaixada dos Estados Unidos, Fundação Roberto Marinho, Instituto Unibanco, Fundação SM, Fundação Itaú Social, Instituto Gerdau e Fundação Victor Civita – patrocínio; União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Ministério da Educação (MEC) – apoio institucional; Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) – cooperação; Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) – assessoria técnica.

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