Evento debate participação docente na elaboração de políticas públicas

Republico matéria do site da CNTE, 08/11/11

A CNTE participa nesta quarta-feira, 09 de novembro, em São Paulo, da Rede de Valorização dos Educadores Latino-Americanos, quando será lançada a rede Vozes da Educação para divulgar um levantamento sobre o tratamento dos meios de comunicação latino-americanos às questões docentes.

Na programação, a professora Fátima Silva, secretária de Relações Internacionais da CNTE e vice-presidente da Internacional da Educação para a América Latina (IEAL) irá debater o tema “A Questão Docente na América Latina”. Roberto Leão, presidente da CNTE, participa do debate “Uma Agenda de toda a Sociedade Brasileira”.

O filme Carregadoras de Sonhos, produzido pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (SINTESE) será exibido para os participantes.

Participação dos docentes é importante
A Rede de Valorização dos Educadores Latino-Americanos já conta com pessoas e organizações integrantes de Argentina, Brasil, Equador, Paraguai, Chile, Uruguai, Nicarágua, Costa Rica e Peru, mas está aberta à participação de todos os países da região.

“A agenda da valorização docente deve ser assumida por toda a sociedade, por isso a importância de se reunirem diferentes forças políticas nessa iniciativa”, ressalta Denise Carreira, coordenadora de Educação da Ação Educativa. Estão envolvidos na rede articulações e organizações da sociedade civil, educadores, associações e confederações sindicais docentes e pesquisadores.

“Verificamos a ausência da voz dos professores na cobertura sobre educação de dez países da América Latina, embora esses profissionais estejam em posição privilegiada para opinar sobre o tema”, aponta Fernanda Campagnucci, editora do Observatório da Educação. No levantamento, foram identificadas como marcas do debate público a culpabilização dos docentes pela má qualidade do ensino e a abordagem pouco aprofundada de políticas voltadas à docência.

O estímulo e o fortalecimento da participação docente na discussão e elaboração de políticas públicas são objetivos da articulação. Para dar visibilidade aos diferentes discursos e experiências, o portal Vozes da Educação trará depoimentos de professores/as (em áudio, vídeo ou texto) de diferentes lugares da América Latina – na Amazônia, no altiplano andino, no campo e nas capitais.

A reunião acontece na ONG Ação Educativa, em São Paulo e terá transmissão ao vivo pela internet com bate-papo interativo a partir das 9h. A programação completa pode ser conferida no site www.vozesdaeducacao.org.br.

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca