Republico matéria do site UOL, 18/04
Rafael Targino
Mais de um milhão de jovens estão “presos” no ensino fundamental, mostra o Censo Escolar 2011. Esses alunos têm mais de 14 anos e, por conta de reprovações ou outros fatores, não conseguem passar de ano e, consequentemente, ir para o ensino médio.
“No Brasil, você tem uma forte defasagem idade-série. Boa parte não conclui o ensino fundamental na idade correta. Uma das causas disso é a forte reprovação”, diz Tufi Machado Soares, professor da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora) e especialista em fluxo escolar. “Evidente que o sistema é falho. Se um aluno é reprovado, isso ocorre, pelo menos, porque ele não aprendeu o que deveria.”
Esse contingente – os mais de um milhão de estudantes empacados no fundamental – é a diferença entre a população com mais de 14 anos e o número de matriculados no ensino fundamental, que atende justamente o público entre 6 e 14. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), há 29.204.148 pessoas nesta faixa etária e 30.358.640 estudantes registrados entre o 1º e o 9º ano das escolas brasileiras.
O fato de o estudante não conseguir ser aprovado gera a chamada “distorção idade-série”. No 8º ano, por exemplo, a idade média dos estudantes já supera os 14 anos, ficando em 14,3. No 9º ano, última série do fundamental, a idade média é de 15,2.
Esse “movimento” entre um nível e outro é chamado de fluxo escolar. O cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) leva em conta, entre outros fatores, o fluxo.
Total de matrículas na rede de ensino
2010 | 2011 | Diferença (%) | |
Educação infantil | 6.756.698 | 6.980.052 | + 3,3 |
Ensino fundamental | 31.005.341 | 30.358.640 | – 2,1 |
Ensino médio | 8.357.675 | 8.400.689 | + 0,5 |
Educação profissional | 924.670 | 993.187 | + 7,4 |
EJA – Fundamental | 2.860.230 | 2.681.776 | – 6,2 |
EJA – Médio | 1.427.004 | 1.364.393 | – 4,4 |
Educação especial (exclusiva) | 218.271 | 193.882 | – 11,2 |
Educação especial (inclusiva) | 484.332 | 558.423 | + 15,3 |
TOTAL GERAL | 51.549.889 | 50.972.619 | – 1,1 |