Prefeitura de Natal não cumpre acordo com UFRN

Da Redação

O Projeto Metrópole Digital corre o risco de ser inviabilizado na capital potiguar. Isto porque a Prefeitura do Natal não cumpriu seu papel no convênio firmado com a UFRN. Pelo documento, a UFRN deve investir R$ 474 mil na instalação da rede de internet e equipamentos, enquanto a Prefeitura deveria entrar com as instalações físicas e o custo com um funcionário, por sala. Um ano depois da assinatura, em maio de 2011, e equipamentos comprados, a Secretaria Municipal de Educação não viabilizou os locais.
Com isso, estudantes da rede municipal de ensino poderão perder a oportunidade de participar do projeto de inclusão digital, ensino e pesquisa. O convênio visa a instalação de oito telecentros, dentro do programa Metrópole Digital, que devem atender em média cerca de 320 alunos por mês.

Além dos cursos presenciais e telecursos, os espaços servem como estrutura de rede de banda larga que permite o acesso à internet, não apenas a partir dos equipamentos instalados, como também a navegação por smartphones e notebooks na área de entorno. A ideia é construir uma rede de antenas para transmissão em wifi (sem fio) na cidade.

Em todo o Estado, os índices de computadores e acesso à internet nas residências, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), estão nas duas últimas posições, entre os bens duráveis pesquisados. Os dois itens apresentaram respectivamente 25,40% (228.502 domicílios) e 19,88% (178.906) no universo de pouco mais de 899 mil domicílios encontrados em solo potiguar.

Em abril, a reitoria da UFRN notificou a secretaria e deu prazo para que, em 30 dias – vencidos no último dia 15 de maio – fossem repassadas as informações. A direção do projeto ainda aguarda um posicionamento da Secretaria Municipal de Educação antes de suspender o acordo.

Fonte: Blog Gilmar Cardoso

Vídeo mais recente:

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca