Prêmio de gestão escolar

ABERTAS AS INSCRIÇÕES PARA PRÊMIO DE GESTÃO ESCOLAR
Republico matéria do jornal Tribuna do Norte, Viver, 01/05/2010

As iniciativas bem sucedidas de mobilização das escolas públicas do Rio Grande do Norte para participarem da edição 2010 do Premio de Gestão mereceu destaque nacional durante o encontro que reuniu no Conselho Nacional de Secretários de Educação – Conselho Nacional de Secretários da Educação – Consed, em Brasília, os coordenadores estaduais do Prêmio de todo o país. A participação do RN foi resultado de um convite feito por aquela instituição educacional.

Júnior SantosSecretário Otávio Augusto destaca a importância do prêmio como instrumento de avaliaçãoSecretário Otávio Augusto destaca a importância do prêmio como instrumento de avaliação
O prêmio nacional de Referencia em Gestão Escolar é uma iniciativa do Consed em parceria com a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e a Unesco, entre outros, constitui um mecanismo para o desenvolvimento da gestão democrática da escola pública, em foco na qualidade de ensino e da aprendizagem, valorizando as escolas da educação básica que se destacam por iniciativas e experiências inovadoras e bem sucedidas de gestão escolar.

Além disso, promove também uma cultura de auto-avaliação da escola, incentivando a sua melhoria continua através de um plano de ação com base na auto-avaliação realizada. Neste ano de 2010, o prêmio se constitui numa ferramenta decisiva no processo de avaliação institucional da rede estadual, envolvendo, além das escolas, o órgão central e as Diretorias Regionais de Educação – direds).

O Rio Grande do Norte participa do premio desde a sua primeira edição em 1998, tendo inclusive uma escola vendedora da etapa nacional, a Escola Estadual José Joaquim de Medeiros, do município de Cruzeta.

Prazo

Para participar do prêmio as escolas públicas devem se inscrever até o dia 14 de maio. Em seguida, os comitês estaduais do premio deverão enviar ao Consed, a documentação da escola que irá representar o estado na fase final do concurso.

Em agosto, o comitê do prêmio divulgará as seis escolas finalistas ao prêmio Destaque Brasil. A escolha do colégio vencedor se dará em novembro. As diretoras das unidades escolares escolhidas para a fase final do concurso serão contempladas com uma viagem de intercâmbio no Brasil e ou no exterior.

A primeira escola de cada estado e Distrito Federal receberá três mil e quinhentos reais e dentre essas escolas, a que for selecionada para o primeiro lugar recebe o prêmio de quinze mil reais concedido pela Fundação Roberto Marinho e também o diploma Destaque Brasil.

O secretário Estadual de Educação, Otávio Augusto Tavares destacou que o prêmio é um dos mais relevantes instrumentos de mobilização e de auto-avaliação das escolas brasileiras, tendo por objetivo a melhoria da gestão e da qualidade do ensino.

Vídeo mais recente:

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca