SINSP-RN: luta pelo movimento trabalhista

Da Redação

Desde a década de 80, o Sinsp batalha pelos direitos dos servidores. A greve de 89 é um dos destaques na trajetória do sindicato. Conheça a nossa história!

O SINSP-RN (Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público da Administração Direta do Estado do Rio Grande do Norte) nasce em 1988, ano da constituinte, amparado pelo direito à sindicalização dos servidores públicos e, desde já, filiado à CUT (Central Única dos Trabalhadores). Porém, o histórico de lutas trabalhistas do SINSP-RN começou a se desenhar em 1984, após a vitória de um grupo de servidores nas eleições da ANSE (Associação Norte-riograndense dos Servidores Estaduais). Esse coletivo possibilitou aos servidores públicos da admistração direta uma organização de forma independente.

O relato da nossa história e composição se faz importante para que fique vivo em nossa memória que as ações e a organização dos funcionários da educação pública, em nosso estado, não é recente. Tem uma biografia de 24 anos de lutas.

No primeiro trimestre de 1989, a direção do Sinsp-RN organizou uma greve de funcionários devido ao não atendimento, pelo Governo Estadual, de uma pauta de reivindicações, cujo principal ponto de exigência era o Plano de Carreira para todos os funcionários do Estado. Essa greve teve grande destaque pela organização e participação massiva dos funcionários da educação, que, à época, tinham as piores condições de trabalho e o pior salário do funcionalismo do Estado.

Professores, especialistas e supervisores educacionais da capital e do interior, aderiram à greve, que, em seu auge, teve 85% dos funcionários participando do movimento. Durante esse ano, foram os funcionários da educação quem pautaram a greve do magistério no Rio Grande do Norte.

Tentando reagrupar esse movimento histórico de lutas, em dezembro do ano passado, um grupo de servidores da administração direta do Estado resolveu rearticular política e administrativamente o Sinsp-RN, mantendo a filiação à CUT e se filiando à FENASEPE (Federação Nacional dos Servidores e Empregados Públicos Estaduais e do Distrito Federal). Venha você também aderir à essa causa!

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca