Fátima concede antecipação do décimo somente para professores da ativa e escanteia demais funcionários de escola e aposentados

POR SINSP/RN, 07/07/2020

O secretário de Estado da Educação, Getúlio Marques, afirmou nesta segunda-feira (06) que vai antecipar os 40%  do décimo de 2020, no próximo dia 10, somente aos servidores da ativa. Com isso, exclui os servidores aposentados e pensionistas, além de vários servidores da administração direta e indireta do nosso estado. É um absurdo que o Governo do RN só aceite negociar com a categoria dos professores e decida escantear aposentados, pensionistas e demais trabalhadores do executivo estadual também da ativa.

SAIBA MAIS…

SINSP solicita antecipação dos 40% do 13º salário dos servidores da administração direta

Governo do RN nega adiantamento de 40% do 13º solicitado pelo SINSP

Governadora nega antecipação de 13º: veja reação de servidores nas redes sociais

O SINSP solicitou diálogo e antecipação do décimo terceiro aos funcionários da administração direta, mas Fátima decidiu mesmo negar e aliviar apenas para sua própria categoria. Mais uma vez, a chefe do executivo escolhe deixar de lado os trabalhadores mais pobres, cuja antecipação também foi solicitada. É absurdo que o executivo dê preferência a uma categoria que anualmente recebe reajuste e continue escanteando escancaradamente os trabalhadores que não recebem aumento há dez anos que, por sinal, são os de remuneração mais baixa. Todos esses servidores recebem da mesma fonte, que é o FUNDEB.

Vale lembrar que  o cenário de extrema fragilidade enfrentado pelos servidores em razão dos salários ainda atrasados desde 2018 (13⁰ e dezembro), além do recente caos provocado pela pandemia de COVID-19. Enquanto isso, essa parcela de servidores continua a sofrer com os baixos salários, o olhar seletivo do governo frente categorias e o esforço para garantir o básico ao próprio núcleo familia

Ainda assim, a resposta do Governo do RN foi categórica: NÃO! 

E o  Governo do Estado continua a negligenciando certas categorias e contribuindo  pra manutenção da desigualdade num estado já tão desigual.

error: Conteúdo protegido para cópia.
Menu e Busca