POR SINSP/RN, 07/07/2020
O secretário de Estado da Educação, Getúlio Marques, afirmou nesta segunda-feira (06) que vai antecipar os 40% do décimo de 2020, no próximo dia 10, somente aos servidores da ativa. Com isso, exclui os servidores aposentados e pensionistas, além de vários servidores da administração direta e indireta do nosso estado. É um absurdo que o Governo do RN só aceite negociar com a categoria dos professores e decida escantear aposentados, pensionistas e demais trabalhadores do executivo estadual também da ativa.
SAIBA MAIS…
SINSP solicita antecipação dos 40% do 13º salário dos servidores da administração direta
Governo do RN nega adiantamento de 40% do 13º solicitado pelo SINSP
Governadora nega antecipação de 13º: veja reação de servidores nas redes sociais
O SINSP solicitou diálogo e antecipação do décimo terceiro aos funcionários da administração direta, mas Fátima decidiu mesmo negar e aliviar apenas para sua própria categoria. Mais uma vez, a chefe do executivo escolhe deixar de lado os trabalhadores mais pobres, cuja antecipação também foi solicitada. É absurdo que o executivo dê preferência a uma categoria que anualmente recebe reajuste e continue escanteando escancaradamente os trabalhadores que não recebem aumento há dez anos que, por sinal, são os de remuneração mais baixa. Todos esses servidores recebem da mesma fonte, que é o FUNDEB.
Vale lembrar que o cenário de extrema fragilidade enfrentado pelos servidores em razão dos salários ainda atrasados desde 2018 (13⁰ e dezembro), além do recente caos provocado pela pandemia de COVID-19. Enquanto isso, essa parcela de servidores continua a sofrer com os baixos salários, o olhar seletivo do governo frente categorias e o esforço para garantir o básico ao próprio núcleo familia
Ainda assim, a resposta do Governo do RN foi categórica: NÃO!
E o Governo do Estado continua a negligenciando certas categorias e contribuindo pra manutenção da desigualdade num estado já tão desigual.